Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 28 de Setembro de 2007 às 17:10

    Imprimir


O Governo do Estado, a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) deram o primeiro passo para a implantação do Programa de Implementação da Aqüicultura nas Terras Indígenas Brasileiras em Mato Grosso. O ministro da Seap, Altemir Gregolin reuniu-se com o governador Blairo Maggi na manhã desta sexta-feira (28), para discutir parcerias para o desenvolvimento da pesca e da aqüicultura no Estado.

A meta do projeto é atingir além dos indígenas, a agricultura familiar e as famílias de assentados oferecendo segurança alimentar e alternativa de renda. O Governo Federal está financiando a instalação de tanques escavados para a piscicultura e viabilizando junto aos Estados recursos para a capacitação dos futuros piscicultores e para a assistência técnica. Em 30 dias, a Seap apresentará ao governador Blairo Maggi uma proposta ampla do Programa.

O aproveitamento das reservas de águas das usinas hidrelétricas, como é o caso da Usina de Manso, é uma das possibilidades para a ampliação do projeto. Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirch, além da diversidade de espécies, as lâminas de água, o grande potencial hídrico e mesmo de terras, traz ao Estado grandes benefícios já assinalando como positiva a iniciativa. "É um projeto estratégico que vem somar com os que já desenvolvidos no Governo", avaliou.

AQÜICULTURA

O Estado tem grande potencial de crescimento no setor, principalmente a partir da aqüicultura - o cultivo ou criação de organismos aquáticos. Hoje, das 22 mil toneladas de pescado produzidas no Estado ao ano (dados do Ibama de 2005), apenas 24,5% vêm da pesca; o restante sai dos tanques e açudes de piscicultura.

O ministro da Seap também lembrou das riquezas de recursos hídricos, clima favorável e diversidade de espécies que o Estado têm. Tais características foram citadas como mais que favoráveis à concretização do projeto que, segundo Gregolin, somente na etapa piloto, na reserva de Merure,no município de General Carneiro (442 km a Leste de Cuiabá), já prevê a produção de 30mil a 40 mil quilos de peixes por ano.

Após a reunião com o governador, Gregolin dirigiu-se para a reserva Marure para assinar termo de compromisso para a execução e verificar in loco a delimitação da área. Inicialmente oito tanques de cerca de um hectare serão instalados para a piscicultura na região, que beneficiarão pelo menos 25 famílias de índios Bororos. O projeto oferecerá ainda a capacitação desses indígenas, aproximadamente 800.

PRONAF

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) deve ser outro meio de financiar o projeto. Um acordo de cooperação será firmado para o repasse de recursos para a construção dos tanques escavados.

Participaram da reunião o secretário Extraordinário de Projetos Estratégicos, Clóves Vettorato e o presidente da Empaer, Leôncio Pinheiro.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205246/visualizar/