Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 27 de Setembro de 2007 às 18:50
Por: LIGIANI SILVEIRA

    Imprimir


Servidores da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) conheceram nesta quinta-feira (27.09) o sistema de excelência em gestão do Exército Brasileiro. O modelo foi apresentado em palestra, via Web, proferida pelo general-de-brigada Santini Júnior.

Na ocasião, o general falou sobre o processo de implantação, a prática e os resultados do programa de qualidade de gestão da corporação. O sistema começou a ser implementado no Exército em 2003. "A fim de melhorar a operacionalidade da Força, adotamos práticas gerenciais para conduzir a um excelente desempenho de processos, projetos, produtos e serviços da instituição", comentou.

Santini destacou que um dos resultados efetivos da aplicação do plano de gestão foi a melhoria na qualidade do serviço prestado aos cidadãos. Outros benefícios foram: organização por processos, achatamento das estruturas, gerenciamento por processos e mais rapidez no desenvolvimento dos serviços.

Freqüentemente, a Sefaz tem realizado eventos para divulgar práticas de gestão inovadoras, a fim de que sirvam de inspiração para os servidores fazendários na aplicação do sistema de gestão do órgão. A palestra foi proferida na Escola Fazendária, em Cuiabá.

ÂNCORA

A Sefaz assumiu em agosto de 2005 a condição de âncora na coordenação do Núcleo Regional do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), antes intitulado Programa da Qualidade no Serviço Público (PQSP).

O Programa foi instituído em 1991, no contexto do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP), com o propósito de melhorar a gestão das organizações públicas, tornando-a mais eficientes na administração dos recursos públicos, voltadas mais para o atendimento às demandas da sociedade do que para os seus processos burocráticos internos.

O Programa passou por algumas transformações quanto ao seu nome e foco, e em 2005, por meio do Decreto Federal nº 5.378/05, ocorreu a junção dos Programas PQSP e Desburocratização, passando a se chamar Gespública. É coordenado nacionalmente pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Em Mato Grosso, o Núcleo foi instituído em 2001 na Secretaria de Planejamento (Seplan), e no ano de 2004, ainda como âncora, a Seplan dividia a coordenação com o Cepromat e a Sefaz.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205378/visualizar/