Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 27 de Setembro de 2007 às 13:33
Por: Creuza Medeiros

    Imprimir


Foi dada a largada para 214 escolas de Mato Grosso desenvolverem o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), uma ferramenta do MEC responsável em orientar as instituições de ensino a elaborarem seus planos de ação e que também garante verba extra para a realização do planejamento estratégico das escolas.

A previsão é que até o início de 2008 o Governo Federal invista R$ 7 milhões do PDE nas 214 instituições de ensino de Mato Grosso, sendo 155 da rede estadual e 59 da rede municipal. Mais de 192 mil alunos e cerca de 80 municípios serão beneficiados. As escolas credenciadas a receberem atenção especial do PDE obtiveram nota inferior a 2,7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), uma avaliação que mensura a aprendizagem dos alunos.

“Essa verba contemplará o desenvolvimento de um planejamento estratégico. Caso a escola veja a necessidade de investimentos financeiros para a execução das ações, é elaborado um plano de ações financeiras”, informa a técnica do MEC, Eliane da Costa Assis, palestrante do evento de sensibilização PDE-Escola que está sendo realizado durante toda essa quinta-feira (27/09) no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

As escolas que atingirem as metas de melhoria estipuladas pelo MEC recebem 50% a mais nos recursos no chamado “PDDE” do ano seguinte. O otimismo de que dessa vez serão realizadas melhorias concretas na Educação de Mato Grosso pontuou a fala na abertura do evento. “O MEC está próximo dos municípios e com muita vontade de mudar essa realidade. A mesma disposição é comprovada pelo governo de Mato Grosso e por nós, gestores da Seduc”, enfatizou o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes.

Ele reforçou o desejo de que a escola seja cada vez melhor pensada e planejada. “Estamos trabalhando a passos largos para melhorar a Educação em Mato Grosso, há um grande movimento nessa direção”, disse otimista o secretário.

A mesma tese foi reforçada pelo presidente da Undime de Mato Grosso, Sirineu Moleto. “As condições para melhoria da Educação em nosso estado estão colocadas e essa evolução passa pelo regime de colaboração”, concordou.

O presidente do Sintep, Gilmar Soares, ressaltou a importância do PDE. “Ele toca no planejamento. Isso trará avanços significativos já que as escolas não têm tradição em planejar”, pontuou.

A secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Seduc, Vera Araújo, informou que de 15 a 30 de outubro equipes da secretaria visitarão os 21 municípios de Mato Grosso incluídos no Plano de Ação Articulada do MEC. “Vamos deixar os planejamentos desses municípios prontos para entregar no início de novembro ao ministro da Educação, Fernando Haddad, data prevista para a visita dele a Mato Grosso”, destacou.

O representante da Secretaria Nacional da Juventude, Ítalo Beethoven P. Correia, aproveitou a presença de secretários municipais de Educação e de gestores das escolas para divulgar as pré-conferências municipais da Juventude que começam brevemente em Mato Grosso.

O evento de sensibilização PDE-Escola reúne mais de 220 participantes, entre secretários municipais de Educação, diretores, coordenadores, técnicos e corpo gerencial da Seduc.

O técnico da Seduc, Mário Lucio Ferreira da Silva, na parte da manhã, contextualizou o Programa Fundescola e à tarde fala sobre os procedimentos para financiamentos.

O secretário de Educação de Cuiabá, Carlão Nascimento, a secretária Extraordinária de Apoio às Políticas Educacionais, Flávia Nogueira, a secretária Adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Rosa Neide Sandes de Almeida também prestigiaram a abertura do evento PDE-Escola.

EXPERIÊNCIA

Nesta quinta (27/09), a partir das 14h, no evento PDE-Escola, seis escolas, sendo uma estadual e cinco municipais relatam experiências de sucesso na elaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola. As instituições que contarão seus êxitos na elaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola são a Escola Estadual Wanir Delfino César e as escolas municipais Darcy Ribeiro, Rita Caldas Castrilon, Hélio de Souza Vieira, Firmo José Rodrigues e 8 de Abril.





Fonte: Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205442/visualizar/