Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 25 de Setembro de 2007 às 09:40

    Imprimir


Para garantir o atendimento a toda clientela do Poder Judiciário Estadual, o Tribunal de Justiça liberou na última sexta-feira (21 de setembro) o acesso à consulta de andamento processual por meio de softwares robôs no horário entre às 21h e 7h. A medida atende às solicitações feitas por advogados e instituições de pesquisa que fazem a captação de todos os andamentos atualizados dos processos em trâmite na Justiça Estadual, cuja ferramenta de acesso está disponível no portal www.tj.mt.gov.br.

"O horário liberado foi o de menor fluxo de acesso ao Portal. Assim não congestionamos as pesquisas feitas por pessoas na página de andamento processual. Agora, com a liberação, podemos atender a todos os clientes do Poder Judiciário", explica a supervisora de informática do TJMT, Renata Guimarães Bueno Pereira. A iniciativa permite tratamento justo e adequado a todos que utilizam os serviços prestados pelo Judiciário Estadual, tornando-o mais acessível a seu público.

A decisão da diretoria do Tribunal de Justiça foi elogiada por advogados e também por empresas, entre elas a Prolink Publicações e Tecnologia, que agradeceu a atitude do presidente do TJMT, desembargador Paulo Lessa, de liberar o acesso automático à ferramenta de andamento processual.

Com o lançamento do novo Portal do Poder Judiciário, no início deste mês, as pesquisas automáticas haviam sido bloqueadas pela ferramenta do 'número randômico', mecanismo de segurança composto por uma seqüência independente de letras e números que proporciona identificação única à pesquisa. Esse mecanismo evita a busca de informações por softwares, pois é necessário digitar o código de validação para que o acesso seja concluído.

Conforme a supervisora Renata Bueno, o 'número randômico' foi disponibilizado aos usuários para evitar o congestionamento de acesso ao serviço e também para garantir mais agilidade na pesquisa durante o horário de maior acesso ao Portal. Para manter a qualidade no acesso, a consulta automática só foi liberada no período menos utilizado pelos cidadãos que necessitam das informações processuais (21h às 7h).

Por ser o serviço de maior procura por parte dos usuários da Justiça, o link de consulta processual de 1ª e 2ª instância encontra-se em destaque no portal do Poder Judiciário, lançado no último dia 4. A aplicabilidade do 'número randômico' evita a atuação dos programas automáticos de informação durante o dia e aumenta a acessibilidade da clientela do Poder Judiciário, formado por advogados, promotores de justiça e defensores públicos, além do jurisdicionado e da sociedade em geral.

A atual direção do TJMT tem investido em ferramentas de comunicação inéditas e na reformulação das existentes para garantir maior acesso e mais celeridade ao fluxo de informações da Justiça, garantindo, assim, o cumprimento das metas estabelecidas pelo desembargador Paulo Lessa para o biênio 2007/2009.





Fonte: TJMT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205862/visualizar/