Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Segunda - 24 de Setembro de 2007 às 13:55

    Imprimir


A Polícia Militar de Mato Grosso (PM/MT) já retirou das ruas 483 armas ilegais nas áreas dos Comandos Regionais I e II, das duas maiores cidades de Mato Grosso, Cuiabá e Várzea Grande. Ou seja, em média, a cada 11 horas uma arma ilegal deixou de circular nas mãos de criminosos. Os bairros da região do CPA e Coxipó lideram no ranking de apreensões ocorridas na capital mato-grossense. Em Várzea Grande figura como líder a região do Cristo Rei. Em todo o Estado foram apreendidas 848 armas.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Antônio Benedito Campos Filho, informa que as abordagens em vias públicas são fundamentais porque possibilitam a localização de armamento e drogas em poder de criminosos. Pelo menos 60% das armas ilegais encontradas estavam em vias públicas, muitas em poder de motociclistas. Dados da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) revelam que 80% dos crimes contra a vida (assassinatos e tentativas de homicídio) registrados em 2007 foram praticados mediante o uso de armas.

“É a arma que potencializa uma série de crimes, como assassinatos, tráfico de drogas, os roubos. Por isso o cuidado e ações específicas nesse sentido”. Ele exemplifica a fala citando a “Operação Presente” que mesclou ações de policiamento ostensivo e atendimento médico a moradores dos bairros Jardim Leblon, Renascer, Pedregal e São Gonçalo por 48 horas, durante o último final de semana. Um revólver calibre 38, além de entorpecente (pasta base, maconha e cocaína), foram apreendidos. Pelo menos 120 homens atuaram na ação.

A estimativa, segundo relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigou o tráfico de armas no país, é de que existam mais de 17 milhões de armas de fogo no Brasil. Pelo menos 90% delas em mãos de civis. Desse montante, mais da metade são armas ilegais, das quais se calcula que 46% (quase quatro milhões), estejam nas mãos de criminosos.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205985/visualizar/