Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 08 de Maio de 2013 às 15:36

    Imprimir


Acontece nesta sexta-feira e sábado (10 e 11.05) o 1º Seminário de Piscicultura de Tangará da Serra nos dias 10 e 11 de maio de 2013. A abertura do evento será na sexta, a partir das 08h00, no auditório da OAB, em Tangará da Serra.
 
 
 
O evento é promovido pelo Sindicato Rural de Tangará da Serra e o Cat Parecis, com apoio do Senar e da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Meio Ambiente (Semmea), e de Indústria, Comércio e Serviços. Também apóiam a iniciativa a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra (Aeats), Aprosoja – Núcleo Tangará da Serra - e o Sebrae.
 
 
 
O objetivo do evento é permitir a transferência de tecnologia e troca de experiência sobre a piscicultura entre pesquisadores, técnicos e produtores da região e de todo o estado.
 
 
 
A piscicultura é uma atividade em franco crescimento no Brasil, proporcionando emprego e renda, além de contribuir para a preservação de rios e da ictiofauna. Estatísticas revelam a viabilidade da piscicultura, na medida em que tem surgindo grandes empreendimentos em todo o país com grandes benefícios às pequenas propriedades, de onde se origina grande parte do volume de produção de peixes. Mato Grosso, por sua vez, é o primeiro estado do país em produção de peixes nativos e o quinto em produção de pescado.
 
 
 
O evento será aberto oficialmente às 08 horas da manhã na sexta-feira (10), sendo que inscrições podem ser feitas no próprio local já a partir das 07h30min.
 
 
 
Na programação constam diversas palestras:
 
 
 
Dia 10/05:
 
 
 
08h15min - Piscicultura Comercial - A Tendência do Agronegócio, a ser ministrada pela Dr.ª Adriana Fernandes Barros da UNEMAT Pontes e Lacerda; Legislação Estadual de Fiscalização dos Pescados no Estado de Mato Grosso: Apresentação do Plano Safra da Pesca e Aquicultura com Marlene Alves de Assunção – Superintendente Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura do Mato Grosso.
 
 
 
09h55min - Licenciamento Ambiental para a Piscicultura no Município de Tangará da Serra, com Anthero Luís dos Santos – Engenheiro Florestal.
 
 
10h30min - A Importância da Assistência Técnica Especializada na Implantação da Piscicultura, com André Luiz Scarano Camargo – Diretor da Escama Forte.
 
 
 
13h30min - Melhoramento Genético de Peixes com o Dr. Jayme Aparecido Povh – UFMS Campo Grande/MS.
 
 
 
14h25min - Manejo Nutricional de Peixes Nativos – Cria, recria, engorda e reprodução com o Msc. Thiago Matias Torres do Nascimento – Centro de Aquicultura da UNESP de Jaboticabal/SP.
 
 
 
15h35min– Doenças em Peixes Nativos: Principais Patógenos e Manejo Preventivo, com o médico veterinário Santiago de Pádua, da UNESP Jaboticabal/SP.
 
 
 
16h30min– Reprodução de peixes de Agua Doce, com a Dra. Divina Sueide, da UNEMAT Tangará da Serra/MT.
 
 
 
17h25min – Outorga para a utilização da Água, com o Msc. Décio Siebert – Presidente do CHB Sebotuba.
 
 
 
17h50min – Mesa redonda com a participação de todos os palestrantes.


 
 
Dia 11 de Maio:
 
 
 
A programação se desenvolverá no Sitio Pica Pau (Rodovia 358, entrada atrás da UNEMAT).
 
 
 
07h30min - Instruções Básicas para Construção e Manejo de Tanques na Piscicultura, com Francisco das Chagas de Medeiros, do SEBRAE/MT.
 
 
 
08h35min - Desafios e Oportunidades da Piscicultura Mato-grossense, com Dr. Fernando Macedo – Rações VB. 10h00min - Visita Técnica.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/20785/visualizar/