Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 13 de Agosto de 2007 às 09:44

    Imprimir


O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de parâmetro para as correções oficiais, deve encerrar 2007 em 3,75%, de acordo com estimativas de uma centena de analistas de mercado e de instituições financeiras consultados pelo Banco Central na última sexta-feira (10).

A pesquisa, que deu origem ao Boletim Focus divulgado hoje (13), revela as tendências do mercado para os principais indicadores da economia. Segundo as expectativas dos especialistas, o IPCA de agosto será de 0,25% e deve ceder para 0,23% em setembro, o que reduz de 3,66% para 3,62% a estimativa de inflação para os próximos 12 meses.

O comportamento de preços também deve manter estabilidade no mercado paulista. Segundo as projeções dos especialistas, o Índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe) repete o cálculo de 4% para a inflação deste ano. Vale salientar, contudo, que se refere apenas à capital de São Paulo.

Único medidor de inflação no varejo em queda é o que se refere a preços administrados por contrato ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, educação e outros). Esses preços representam quase um terço na composição do IPCA, e devem fechar o na o em 2,75%, contra estimativa de 2,80% na pesquisa da semana anterior.

Enquanto isso, a perspectiva para os preços no mercado atacadista é de alta. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) aumentou sua projeção de 3,48% para 3,56% no ano, e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) evoluiu de 3,52% para 3,55%.





Fonte: ABr

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/212079/visualizar/