Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 07 de Agosto de 2007 às 18:30

    Imprimir


A Orquestra Giovanile Italiana e Coro (OGI) chega a Cuiabá nesta quarta-feira (7), por volta do meio-dia. Entre os dias 10 e 16 de agosto, o grupo musical fará uma turnê em quatro cidades do interior, além de Cuiabá. Os concertos começarão pela cidade de Rondonópolis, nesta sexta-feira (10). No dia seguinte (11), será a vez do público da capital assistir a apresentação. No domingo (12), os músicos seguem para Primavera do Leste. Já no dia 14, a orquestra estará em Barra do Garças. O encerramento da turnê será em Água Boa, no dia 16. Na apresentação de Cuiabá, o cônsul geral da Itália por São Paulo e Mato Grosso, Marco Marsilli, estará presente.

A orquestra, formada por mais de 90 artistas italianos, entre músicos, e cantores, apresentará um rico repertório com canções consagradas em música de câmara. "Esse é o resultado de uma parceria de intercâmbio cultural entre países", disse o secretário adjunto de Cultura, Toco Palma. A turnê tem o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Cultura, Turismo, Projetos Estratégicos, Comunicação Social e Casa Civil, além da orquestra sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A proposta é ampliar o intercâmbio cultural entre Mato Grosso e a Itália.

Será apresentada pela primeira vez, "The Mato Grosso March", uma obra dedicada ao Estado de Mato Grosso. A apresentação será aberta com um tema triunfal, depois segue uma seção de sonho, e enfim, o 'gran finale'. Uma homenagem italiana ao Estado, composta pelo maestro Carmelo Luca Sambataro. O grupo possui um repertório muito vasto, passando da música clássica, ao jazz e ao popular.

Histórico - A Orquestra Giovanile Italiana e Coro surgiu em 1980 em Fiesole com os Cursos de Qualificação Profissional para Orquestra, instituídos pela Região Toscana com a contribuição do Fundo Social Europeu. Esta iniciativa seguida didaticamente pela Escola de Música de Fiesole tem a intenção de adequar e profissionalizar os jovens instrumentistas em perspectiva de seu futuro como músicos de orquestra. Desde o ano de 2000, o maestro da orquestra é Nicola Paszkowski.

Cronograma da Orquestra

Rondonópolis

Local: Casario

Data: 10/08

Horário: 20:00

Cuiabá

Local: Igreja São Benedito

Data: 11/08

Horário:20:00

Primavera do Leste

Local: Praça de Eventos

Data: 12/08

Horário:20:00

Barra do Garças:

Local: Arena do Porto do Baé

Data:14/08

Horário: 20:00

Água Boa:

Local: Praça Municipal

Data:16/08

Horário:20:00





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/213012/visualizar/