Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 07 de Agosto de 2007 às 17:06
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


Além das oleaginosa de MT, Estado deve usar o dendê para produzir biodiesel Os secretários Clóves Vettorato, e o adjunto de Projetos Estratégicos, Neurilan Fraga, apresentaram nesta terça-feira (07.08), em Belém, as experiências do programa de desenvolvimento de Mato Grosso, o MT Regional, ao governo paraense.

Idealizado no Governo Blairo Maggi, o Programa MT Regional está voltado a promover o desenvolvimento sustentável da economia mato-grossense, fortalecendo a competitividade, a diversificação e agregação de valor com base nas potencialidades regionais, ampliando a participação dos micros, pequenos e médios empreendimentos.

Trata-se de programa único de Governo que vai ao encontro das demandas regionais com ações integradas entre as diversas secretarias e órgãos de Governo, além de outros parceiros, tendo os Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico e Sócio Ambiental como meio de atingir os objetivos. “O nosso modelo vai ao encontro das demandas dos consórcios”, disse Vettorato, informando que o Governo do Pará tem programa semelhante.

De acordo com Neurilan Fraga, a vantagem de Mato Grosso em relação aos demais Estados é a criação dos consórcios que têm como objetivo reduzir as desigualdades regionais fomentar a economia regional. “Nós criamos um programa e um consórcio”, assinalou.

De Belém, a comitiva do Governo que ainda é composta pelo o presidente da Empaer e o diretor de pesquisa, Leôncio Pinheiro e Antonimar Marinho, respectivamente, seguiu para os municípios paraenses de Moju, Abaetetuba e Tailândia, onde visitaram viveiros de plantio de palma de dendê e plantações nativas de açaí.

Do dendê, Mato Grosso vai trocar experiência para esta oleaginosa para produzir biodiesel. A viabilidade, no entanto, explicou Vettorato, depende de estudos sobre condições climáticas que serão realizados pela Empaer para se plantar no Norte do Estado.

No momento, o dendê é a planta que mais produz óleo por área plantada. O dendezeiro, planta originária da África, foi trazida ao Brasil pelos escravos e introduzida no país no período colonial. As sementes foram plantadas no recôncavo baiano onde encontrou as condições de solo e clima para seu desenvolvimento. Durante séculos foi plantado apenas para atender às necessidades da culinária regional. Um hectare de dendê pode produzir de 20 até 30 toneladas de cachos.

Embrapa – Nesta quarta-feira (08.08), a comitiva de Mato Grosso estará em Manaus e visita à estação experimental de dendê do Rio Urubu e reuniões com representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Instituto de Desenvolvimento da Amazônia (Idam).





Fonte: Assessoria/Sepe-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/213032/visualizar/