Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 07 de Agosto de 2007 às 16:55
Por: José Luís Laranja

    Imprimir


A Câmara Setorial Temática (CST) debateu na tarde desta terça-feira (7), a situação do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. O debate foi proposto pelo deputado Ademir Brunetto (PT) e tem como principal objetivo buscar alternativas imediatas e efetivas para melhorar a assistência prestada aos consumidores pelo órgão. “É uma discussão técnica para buscar subsídios na tentativa de levantar o SUS. Para isso, buscamos pessoas que contribuam com o nosso trabalho, pois temos o prazo de 90 dias para concluir a formatação dessa Câmara Setorial”, lembrou o parlamentar.

Durante a reunião, a comissão organizadora da CST convidou o médico e diretor-superintendente do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), José Carlos Amaral Filho para falar sobre o assunto. De acordo com o médico, o SUS necessita de medidas imediatas para melhorar o atendimento, como por exemplo, mais orçamento para os dois hospitais de Cuiabá (HUJM e Hospital Geral).

“Com verbas maiores poderemos avançar na auto-complexidade, porque hoje o que se observa é que tudo recai sobre a demanda de recursos”, destacou Amaral.

Na oportunidade, o diretor superintendente explicou a situação do HUJM, que passa por reformas em sua estrutura física. “Algumas partes se deterioraram ao longo dos anos e, para isso, lançamos um projeto (Abraça o HUJM) para melhorar o atendimento do hospital”, disse o médico.

O presidente da Câmara Setorial, José Lacerda entende que o assunto é bastante complexo e o debate têm por meta definir um estudo que permita o enfrentamento das deficiências. “A idéia é aproveitar o conhecimento das pessoas envolvidas nessa área para buscarmos alternativas que melhorem a atual situação do SUS”, ressalta Lacerda. Também participaram da CST, o deputado Junior Chaveiro (PMN), representantes da área da saúde municipal e estadual, médicos e sociedade civil.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/213034/visualizar/