Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 07 de Agosto de 2007 às 14:35

    Imprimir


A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de baixa umidade do ar às defesas civis dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Amazonas, Pará, Rondônia e Distrito Federal.

Entre hoje (07/08) e sexta-feira (10/08), a presença de uma massa de ar seco sobre grande parte do Brasil deixará o tempo seco. Durante este período, alerta-se que a umidade relativa do ar ficará abaixo dos 30%, podendo atingir 20%, em Rondônia; no centro-sul do Pará; no sul e sudeste do Amazonas; no Tocantins; no centro-sul do Maranhão; no centro-sul do Piauí; no sul do Ceará; no oeste da Bahia; no Mato Grosso; em Goiás; no centro-norte do Mato Grosso do Sul; em Minas Gerais, com exceção do leste mineiro; no oeste e centro-norte de São Paulo; e no Distrito Federal.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, especialmente entre as 14 e 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. É recomendável a ingestão de bastante líquido para não ter problemas de desidratação.

Alerta-se, ainda, que o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. Por isso, recomenda-se orientar a população para não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e também evitarem jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para os Estados do CE e AM são baseados em informações do Centro Nacional de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). As informações do Cptec e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) serviram de base para os alertas enviados aos demais Estados.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/213065/visualizar/