Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 02 de Agosto de 2007 às 17:00

    Imprimir


Para lembrar a história da Televisão em Mato Grosso, o Arquivo Público realiza, entre os dias 7 e 10 de agosto, a Semana da Televisão com o tema "A Televisão em Cuiabá: do pioneirismo ao profissionalismo". (Confira abaixo a programação do evento). A TV chegou ao Brasil em 1950. Já em Mato Grosso, TV chegou graças ao pioneirismo da TV Centro América, inaugurada no ano de 1969, em Cuiabá. "A televisão não vai durar porque, logo, as pessoas irão ficar cansadas de olhar para uma caixa de madeira todas as noites", previu um produtor de cinema norte-americano em 1946. Porém, o tempo mostrou que a história seria bem diferente.

Pioneirismo

O objetivo do evento é mostrar a história da televisão em Mato Grosso, desde os primórdios, as pessoas que trabalharam na sua implantação e como tudo começou. Em Cuiabá, a primeira transmissão ocorreu no dia 13 de fevereiro de 1969. Porém a campanha para que se instalasse uma retransmissora aqui em Cuiabá teve início em 1964, e foi liderada pela jornalista Antonieta Ries Coelho. O Grupo Zahran entrou como financiador e a condição para a instalação da retransmissora era que se vendesse, pelo menos, 1.500 televisores.

Segundo Antonieta Ries, entre 1964 e 1969, publicidades convocavam a população a comprar os aparelhos, quase como um dever cívico. No jornal "O Estado de Mato Grosso" de 31 de dezembro de 1967 podia-se ler: "A TV Centro América – Canal 4 depende de você. / Cumpra o seu dever na consolidação do progresso de Cuiabá".

A jornalista contou que ela sugeriu aos Zahran que construíssem a TV em Cuiabá, e que vendessem antecipadamente os aparelhos. "Eu, além de acompanhar a construção do prédio onde ficaria sediada a tevê, escolhi o nome também. Os Zahran sugeriram que o nome fosse TV Verde, mas eu não gostei. Escolhi o nome Centro América por que somos o Centro Geodésico da América do Sul".

No início, a programação era regional, contando com o improviso e o talento de profissionais locais. Jornalistas, artistas e radialistas (Paulo Zaviasky, Maí do Couto, Eugênio de Carvalho, Eugênia Paredes, Dunga Rodrigues e Antonieta Ries Coelho) passaram a fazer parte do cotidiano da população cuiabana. No ar, declamava-se poesia, ouvia-se sermão de padre, assistia-se a serestas, ouvia-se música erudita, etc. Tudo feito ao vivo, 100% regional.

O jornalista Paulo Zaviaski disse que é emocionante ver que o Governo do Estado se preocupa em preservar a história televisiva do estado. "Como cuiabano, eu fico extremamente feliz em ver que o Estado se preocupa com o resgate da história não só da televisão, mas de Mato Grosso. Cuiabá sempre foi muita tímida em homenagear seus heróis, seus valores, sua história. E ver o Governo fazendo isso é gratificante. Isso faz um bem enorme para a nossa história como povo, e é um exemplo a ser seguido", comentou Zaviaski.

O superintendente de Arquivo Público, Jose Roberto Stopa, explicou o porque de se criar a Semana da Televisão e a importância do evento. "Nós detectamos que parte da população não sabia como a televisão chegou e como foi difícil sua instalação em Cuiabá. Vimos também que não havia sido trabalhado dados históricos sobre a televisão em Mato Grosso. Então constatamos que a televisão evoluiu rapidamente e achamos que seria de extrema importância homenagear os profissionais da época, que são verdadeiros heróis. É preciso relembrar o período histórico e homenagear os pioneiros, essas pessoas que se confundem com a história da televisão no nosso estado".

Programação

A abertura do evento contará com a presença do secretário de Estado de Administração, Geraldo de Vitto Jr e personalidades do mundo da televisão. O superintendente de Arquivo Público, José Roberto Stopa, fará a abertura do evento às 9 horas. Em seguida a jornalista Antonieta Ries irá falar sobre a ‘História da Implantação da Televisão em Cuiabá’.

Ás 9h20, o jornalista Paulo Zaviaski explicará como funcionava a apresentação diária do telejornalismo. Logo depois Eugênio Carvalho falará sobre as reportagens feitas no período de 1968 a 1974. Às 9h50 será o espaço será reservado para as mensagens dos representantes de emissoras presentes na exposição. O encerramento será feito pelo secretário de Administração, Geraldo de Vitto, e em seguida será servido um café da manhã.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/213909/visualizar/