Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 31 de Julho de 2007 às 17:16

    Imprimir


Com a finalidade criar um espaço de encontro dos interessados nas relações entre a psicanálise, a literatura, o cinema, a música e as artes visuais, o curso de Psicologia da UFMT em Rondonópolis realiza a mostra "Arte e Psicanálise", com o tema "Uma passagem do amor nos Tempos Modernos: das canções de Chico Buarque às canções de Marisa Monte".

Trata-se de evento de extensão aberto à comunidade em geral, que será no dia 14, às 14h, no anfiteatro do campus de Rondonópolis. Não é necessária a inscrição prévia, entretanto, para os que queiram receber certificado de participação é preciso inscrever-se no início do evento. Este é o primeiro de uma série de atividades do programa de extensão criado pelo curso de Psicologia, no qual serão apresentados trabalhos de professores pesquisadores da UFMT e convidados de outras universidades que estão "engajados nas questões cruciais acerca da experiência estética na modernidade e na contemporaneidade e suas aproximações à experiência da psicanálise", diz o professor Fausto Calaça, coordenador da mostra.

O professor Fausto Calaça é mestre em Psicologia e doutorando em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). "Nesta empreitada, serão exploradas algumas canções de amor de Chico Buarque na década de 1970 e canções de amor de Marisa Monte na virada do milênio. Alguns subsídios da metapsicologia freudiana sobre o amor serão considerados para apresentar signos evidentes dos processos de constituição, crise e ruptura das relações amorosas - os usos, os costumes e os modismos - vividos nos tempos modernos e, conseqüentemente, a constituição das ´hipermodernas` formas de amar", explica. Ele ressalta, entretanto, que não é necessário ser um expert em psicanálise ou em arte para ser um participante de qualquer evento deste programa de extensão.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/214254/visualizar/