Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Terça - 31 de Julho de 2007 às 11:29

    Imprimir


Menos de 12 horas após o fim da cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos, policiais civis e militares realizaram uma série de operações. Em ações nos morros do Borel, na Tijuca, e da Mangueira e nas favelas do Jacarezinho, de Vigário Geral e de Parada de Lucas, 10 pessoas foram presas e houve apreensão de 15 armas, 380 kg de maconha e 10 kg de cocaína. Três homens morreram em confrontos.

A maior incursão ocorreu na Mangueira, com a presença de 150 homens, helicóptero e veículo blindado. A ação foi comandada pela Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e contou com apoio de outras especializadas, como Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), e da 20ª Delegacia de Polícia (Vila Isabel). Um dos objetivos era prender bando responsável por ataques a motoristas.

A caçada a 10 foragidos da Justiça levou 30 homens da Polinter às favelas de Parada de Lucas e de Vigário Geral. Há pouco mais de um mês, a guerra entre bandidos das duas comunidades teve um novo capítulo. Traficantes de Parada de Lucas, ligados ao Terceiro Comando Puro, invadiram Vigário Geral, expulsando o grupo do Comando Vermelho. Ontem, os agentes detiveram nove suspeitos de pertencer ao tráfico.

Entre os capturados está Alexandre Lima Paz, o MC, 25 anos, apontado como um dos principais traficantes de Lucas. Além dele, ficaram presos Luiz Carlos Oliveira dos Santos, o Rebelde, 21 anos, Rogério Augusto da Costa, o Verruguinha, 36 anos, e Nílson de Jesus dos Santos, o Guará, 37 anos, que saiu da cadeia há poucos meses, após cumprir 12 anos por homicídio.

Cinco casamatas construídas em Vigário impressionaram os agentes. "Eles instalaram essas proteções para evitar possível nova invasão do CV", disse Anderson D'Azevedo, delegado-adjunto da Polinter.

Foram apreendidos 20 kg de maconha, 5 kg de cocaína, 60 frascos de lança-perfume, pistola calibre 40 e outra 7.65, duas granadas, uma metralhadora Uzi, munição de fuzil 7.62 e pistola, seis bombas caseiras, fardas do Exército, três coletes, morteiros, sinalizadores, um facão e um machado.

Dentro de uma casa, os agentes da Polinter encontraram ainda produtos roubados de um caminhão de loja de eletrodomésticos: TV de 29 polegadas, geladeira, três sofás, três fogões, duas camas, mesas para computador e 10 armários.

No Borel, a troca de tiros entre bandidos e policiais do 6º Batalhão da Polícia Militar (Tijuca) resultou na morte do gerente do tráfico no morro, Marcelo dos Santos Pereira, o Hero. Ele era homem de confiança de William Rodrigues Vieira, o Robocop, que comanda bocas-de-fumo da comunidade.

A prisão de Diogo de Moura Resende, o Diogo Gordo, pela 96ª DP (Miguel Pereira), sexta-feira, em Paty do Alferes, segundo policiais, quebrou elo de um dos principais abastecedores de armas e drogas do Comando Vermelho, Marcelo da Silva Leandro, o Marcelinho Niterói. O bandido faria a "Conexão Paraguai", investigada ano passado durante quatro meses pela Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae).

Além de identificar os líderes da quadrilha, os agentes conseguiram, junto à 1ª Vara Criminal da Ilha do Governador, a prisão dos acusados. Além de Diogo, a investigação identificou outro fornecedor do CV, Saulo de Oliveira, da Favela Beira-Mar, em Caxias, e Márcio Soares Xavier, braço-direito do preso. Irmão de Diogo, Jorge Luiz Moura Barbosa, o Alvarenga ou Índio, aparecia na apuração. Em outro inquérito, da 21ª DP (Bonsucesso), ele é suspeito de matar Robson Marques da Silva, o Bahia, gerente do Parque União.

Dezenas de peças roubadas de vários tipos de automóvel e de uma moto BMW, balões e bombas caseiras foram apreendidos na região da Candelária, na Mangueira. No Morro dos Telégrafos, agentes da Drae trocaram tiros e, em seguida, estouraram uma casa no Buraco-Quente onde havia 10 kg de maconha. Anael Francisco Pinheiro, o Pará, 31 anos, foi preso com pistola 9 mm. Outra pistola e granada também foram apreendidas.

Já agentes da DRFA chegaram a um prédio abandonado e, dentro do porão, encontraram dezenas de peças de veículos que seriam vendidas em ferros-velhos. Dois homens foram detidos. Adriana Galdino Gomes, 37 anos, foi presa, porque havia contra ela um mandado de prisão por assalto.

A Favela do Jacarezinho foi alvo de duas ações que terminaram com a apreensão de 350 kg de maconha. Pela manhã, policiais do 3º BPM (Méier), 9º BPM (Rocha Miranda) e 16º BPM (Olaria) trocaram tiros com traficantes. Dois homens morreram e um casal foi preso. Três blindados participaram da operação.

Um dos mortos, segundo a PM, é o chefe do tráfico da localidade conhecida como Pontilhão, o Negão Café, 28 anos. O corpo dele ficou em cima de um carrinho. O outro morto é Ismael de Lima Reis, 30, o Mael.

Foram apreendidos quatro mil papelotes de cocaína, um fuzil, duas pistolas - Uzi e 9 mm -, quatro granadas, 250 kg de maconha prensada, dois rojões, balanças de precisão e seis motos. O material estava escondido numa fortaleza do tráfico.

Após a operação da PM, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) entrou na favela e apreendeu mais 100 kg de maconha, além de centenas de projéteis.





Fonte: O Dia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/214315/visualizar/