Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 29 de Junho de 2007 às 09:15
Por: Juliana Scardua

    Imprimir


O governador Blairo Maggi (PR) se manifestou favorável à proposta de transferir a manutenção de estradas aos municípios. A previsão do Executivo é que a compra de máquinas para a entrega às prefeituras envolva uma demanda de R$ 50 milhões, gasto acrescido de R$ 10 milhões anuais para a aquisição de óleo diesel.

O assunto será tratado nos próximos dias pelo vice-governador Silval Barbosa, em reunião com os presidentes dos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico e Social. Conforme reivindicação encabeçada pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o Executivo central prestaria todo o aparato de máquinas, equipamentos e diesel, ao passo que as prefeituras selariam o acordo com a disponibilização de mão-de-obra e a coordenação dos reparos.

O pleito da AMM embute o anseio das prefeituras pela descentralização de ações, cuja meta é acelerar o atendimento das demandas regionais. O pleito converge para as ações articuladas pelo governo no programa MT Regional, coordenado pela Secretaria de Projetos Estratégicos. Segundo Maggi, caso haja consenso político na futura reunião com Silval, o governo está disposto a bater o martelo final sobre a nova parceria.

O governador afirma que a descentralização da educação no Estado também deverá ser tratada nos próximos dias com os representantes dos consórcios. Em sessão na Assembléia Legislativa na semana passada, o governador defendeu a participação maior dos municípios na gestão da área como plataforma para melhorar a qualidade da educação em Mato Grosso.

“Não vejo como o Estado pode administrar 700 escolas daqui de Cuiabá. Para mudar a gestão pública temos que mudar as coisas na base, e isso passa pelo fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação”, defende o governador.

O governador aproveitou a participação de prefeitos na assinatura de convênio com o Banco do Brasil para estimular a cadeia da borracha no Estado para elogiar os rumos do MT Regional.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/219371/visualizar/