Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 27 de Junho de 2007 às 09:08
Por: Marcio Uhde

    Imprimir


Nova Mutum vai receber investimentos na ordem de 62 milhões de reais ao longo dos próximos cinco anos em uma usina que irá transformar Pinhão Manso em biodiesel. A informação foi confirmada na tarde de ontem pelo coordenador das atividades econômicas e aquisição de matéria-prima da Bioauto, Paulo Chagas, durante a visita de uma comitiva de espanhóis ao município. Para o projeto atingir o estágio desejado será necessário o envolvimento da agricultura familiar.

O grupo de investidores da Espanha está aliado a multinacional espanhola Cia Automotiva. A mesma controla parte do Grupo Autometal e da Bioauto que é a empresa que vai desenvolver o projeto do biodiesel. O Grupo Autometal, que já investe no município há determinado tempo, foi quem canalizou esse investimento para Nova Mutum. Fazem parte do mesmo a Autometal Agropecuária SA e as fazendas Martinez Conde e Distância.

O investimento de 62 milhões de reais será feito de forma gradativa. “Isso acontece porque precisamos desenvolver este trabalho em etapas. A primeira delas e mais importante é justamente disponibilizar matéria prima. O segundo passo será a produção do óleo degomado, ou seja, a extração do óleo e posteriormente a produção do biodiesel. Então, é um projeto muito complexo que demanda determinado tempo para instalar todas essas unidades. Hoje, nós estamos iniciando com a parte mais importante que é a agricultura e da qual Nova Mutum entende muito bem”, falou Paulo.

Segundo informações repassadas, a opção do investimento através do Pinhão Manso está no fato deste ser uma planta que não concorre com a produção de outros alimentos, como é o caso da soja. Ela não é uma comoditi e, portanto, não tem o preço controlado internacionalmente. “Além disso, o Pinhão Manso tem rendimento em óleo quatro vezes maior que a soja. Também levamos em consideração o fato da referida oleaginosa ser uma árvore de reflorestamento. Do ponto de vista ambiental ela auxilia no combate ao desmatamento, que não é o caso da soja”, disse.

Na comitiva de visitantes estavam conselheiros da empresa espanhola eu será parceria do projeto. Eles trouxeram juntos geneticistas para avaliar algumas particularidades do Pinhão Manso que ainda não conheciam. “O objetivo principal da visita está na genética, em conhecer melhor a planta”, explicou Paulo Chagas. A conclusão total do projeto que está sendo colocado em prática deve levar entre quatro e cinco anos, mas no segundo ano já há produção e geração de divisas para o município.

Durante visita a Nova Mutum a comitiva reuniu-se com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, UNINOVA e Empaer. Na ocasião a secretaria fez uma apresentação do perfil agrícola local e a Bioauto apresentou os objetivos do projeto. De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Francisco Moraes Filho, é uma iniciativa fundamental para mudar o perfil da agricultura local, além de proporcionar alternativa de renda para pequenos e médicos agricultores (agricultura familiar), assim como para a agricultura empresarial.

Segundo o que foi apresentado, para obter o selo social do biodiesel produzido em Nova Mutum e consequentemente conseguir isenções de impostos e até mesmo um melhor preço no mercado é necessário que parte do Pinhão Manso que será processado tenha origem na agricultura familiar. Para que se faça uma idéia, no projeto apresentado pelo coordenador das atividades econômicas e aquisição de matéria-prima da Bioauto, é destacado a necessidade de envolver até 200 pequenas propriedades, com áreas de Pinhão Manso a partir de 15 hectares, para se atingir o estágio de produção desejado em cinco anos.





Fonte: assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/219561/visualizar/