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Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 21 de Junho de 2007 às 19:06

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Os passageiros enfrentam atrasos nos aeroportos, pelo terceiro dia seguido. Na noite desta quinta-feira, em nota, a FAB (Força Aérea Brasileira) atribuiu os problemas ao excesso de tráfego aéreo. Balanço da Infraero (estatal que administra os aeroportos) mostra que, da 0h às 18h30, 46% dos vôos tiveram problemas.

"Segundo o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), as decolagens de São Paulo e Rio de Janeiro com direção ao espaço aéreo sob responsabilidade do Cindacta-1 estão sofrendo restrições em virtude do volume de tráfego acumulado", afirma a nota.

De acordo com a Infraero, o chamado seqüenciamento --quando o controle de tráfego aéreo nacional impõe um intervalo mínimo entre as decolagens-- atingiu, principalmente, as regiões Norte, Nordeste, Minas, Rio e Brasília.

A reportagem apurou que controladores teriam novamente reclamado falhas nos consoles e falta de segurança para o trabalho. Sem dar detalhes sobre o funcionamento dos equipamentos ao longo do dia, a Aeronáutica informou que, às 19h, o Cindacta-1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), com sede em Brasília, funcionava "com o número de consoles previsto".

Atrasos

De acordo com balanço da Infraero, 562 dos 1.475 vôos programados para ocorrer da 0h às 18h30 tiveram atrasos superiores a uma hora no país --38,1%-- e 122 foram cancelados --8,2%.

O aeroporto de Recife foi o terminal com maior número de atrasos. A espera foi superior a uma hora em 38 dos 52 vôos programados para ocorrer da 0h às 18h30 --73%. No aeroporto de Fortaleza, os atrasos atingiram 69,7% dos 43 vôos.

No aeroporto internacional de São Paulo, em Cumbica (Guarulhos, região metropolitana), foram registrados atrasos em 40,3% dos 171 dos vôos previstos. No Rio, a espera no Tom Jobim atingiu 40,7% dos 135 vôos previstos no período.

Problemas no tráfego aéreo

Na terça (19), todas as decolagens nos aeroportos do Rio e de Minas foram suspensas e o espaçamento entre vôos de São Paulo e Brasília foi estendido para 30 minutos. Segundo os controladores de tráfego aéreo, as medidas --que iniciaram a atual série de atrasos-- foram necessárias devido a uma falha nos monitores do Cindacta-1. Os equipamentos tiveram que ser substituídos. Para a Aeronáutica, o que houve foi uma operação-padrão "velada".

No final da tarde de quarta (20), as operações de pouso e decolagens foram prejudicadas por uma queda nas freqüências que deixou o Cindacta-1 sem comunicação. O problema foi atribuído a uma falha da Embratel. A empresa afirma que ainda faz uma avaliação técnica dos sistemas que atendem a Infraero para, depois, se pronunciar.

Também na quarta, a Aeronáutica determinou a prisão administrativa do controlador de tráfego aéreo Carlos Trifilio, de São Paulo, por conceder entrevistas à imprensa. A decisão gerou tensão entre os colegas. No entanto, profissionais ouvidos pela Folha Online negam que tenham programado a chamada operação-padrão como forma de protestar contra a medida.

Trifilio é presidente da Febracta (Federação Brasileira das Associações de Controladores de Tráfego Aéreo). De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), a detenção foi determinada porque o controlador é um militar e precisa de autorização para falar a qualquer veículo de comunicação. Sua defesa afirma que apresentará à Justiça Militar um mandado de segurança para tentar reverter a prisão.





Fonte: Folha Online

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URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/220487/visualizar/