Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 21 de Junho de 2007 às 14:01

    Imprimir


G1 - O reajuste anual das tarifas de telefonia fixa, previsto para entrar em vigor em 12 de julho, ficará próximo a 2,9%. O reajuste anual vale para todos os consumidores do país.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou a variação de maio do Índice de Serviços de Telecomunicações (IST), que foi de 0,20%. O acumulado nos últimos 12 meses foi de 2,91% e servirá para calcular o percentual de aumento.

É a primeira vez que o IST será usado integralmente para corrigir a tarifa de telefone.O índice começou a ser calculado em 2006 no lugar do Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI), medido pela Fundação Getúlio Vargas.

O IST é composto por nove índices de preços existentes, com o objetivo de refletir variações de despesas das prestadoras de serviço, segundo a Anatel. Entre os seus principais formadores estão o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com 44%, e o Índice de Preços por Atacado - Oferta Global/Máquinas e Equipamentos Industriais (IPA-OG/Máquinas), com 32%.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/220565/visualizar/