Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 13 de Junho de 2007 às 17:36

    Imprimir


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ironizou nesta quarta-feira em Cuba o ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso, dizendo que os dois já foram amigos, mas que o brasileiro foi para a direita.

Num discurso durante a inauguração de um monumento em Havana, Chávez revelou trechos da conversa de seis horas que teve, na terça-feira, com o colega cubano Fidel Castro -que se recupera de problemas de saúde e está sendo substituído interinamente pelo irmão, Raul Castro, na Presidência de Cuba.

O venezuelano disse que ele e Fidel lembraram de uma visita que fizeram ao Brasil, durante a gestão de Fernando Henrique.

"Na época que fizemos essa viagem ao Brasil, o presidente era um que parecia ser meu amigo, mas agora parece que anda dizendo por aí que eu sou um tirano", disse.

E completou: "Nós já fomos amigos. Mas o ex-presidente Cardoso foi muito pra direita, direitinha".

Gás

Hugo Chávez elogiou a recuperação econômica cubana, dizendo que "é só o começo", e afirmou ter conversado com Fidel Castro sobre o uso de gás venezuelano em Cuba.

"A Venezuela é dona da maior reserva de gás do continente. E cada vez que a gente perfura a terra sai mais gás do que a gente esperava", disse.

"Por isso, vamos trazer gás em barcos para Cuba, que vai poder usar o produto nos carros, nas casas e nas termoelétricas."

De acordo com Chávez, o gás é fundamental na estratégia da Alba (Alternativa Bolivariana para a América), que ele defende como alternativa à Alca (Área de Livre Comércio das Américas), apoiada pelos americanos.

"A Alba representa cortar as redes do Império [como Chávez chama os Estados Unidos] e nossa união", destacou.

Em seu discurso, Chávez acrescentou que a crise energética levou o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, a defender "essa loucura", se referindo aos biocombustíveis.

O venezuelano, porém, não criticou o álcool brasileiro, como fez em outras ocasiões.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221865/visualizar/