Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quarta - 13 de Junho de 2007 às 10:17

    Imprimir


A disputa entre CBF e Robinho chegará à Fifa. Hoje, a confederação brasileira vai acionar a entidade máxima do futebol e a federação espanhola para comunicar que ele não acatou a convocação para a seleção.

Enquanto isso, o atacante já fez sua opção. Quer defender seu clube contra o Mallorca, domingo, em partida que pode dar o título espanhol ao Real Madrid. Mas não vai manifestar seu desejo publicamente.

Ontem, o Real enviou fax à CBF pedindo a liberação do atacante, titular da equipe do técnico Fabio Capello.

A entidade, entretanto, não mudará sua posição. Exige a presença do jogador na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), até hoje. Está respaldada pela Fifa, que determina a liberação de atletas convocados para competições oficiais com duas semanas de antecedência.

"Todos os campeonatos da Europa já terminaram, só um não terminou. Não é problema nosso", disse o técnico Dunga. "Trouxemos o Robinho no momento em que o Real Madrid o tinha colocado de lado. Nós o motivamos e o colocamos no patamar em que todos o admiram. Não tem impasse. O futebol brasileiro está respeitando as regras da Fifa", emendou.

Assim, sem o consentimento da Fifa e da CBF, o atleta ficaria sem condições de jogo. E o Real, caso o escale, pode ser punido com a perda de pontos.

A decisão da CBF de não abrir mão de Robinho soou como uma vingança da entidade contra os clubes europeus.

"Nunca houve boa vontade da outra parte. O G14 [grupo que reúne as equipes mais poderosas da Europa] pressionou a Fifa para haver aquele acordo de só liberar atletas para seleções em amistosos com viagens que não durassem mais de quatro horas. Por isso a seleção não joga no Brasil", declarou o assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva.

A última vez que o time brasileiro atuou no país foi em 12 de outubro de 2005, pelas eliminatórias da Copa-2006, contra a Venezuela, em Belém.

Ontem, a seleção voltou a trabalhar em território nacional após 608 dias de ausência.

A restrição imposta pelos poderosos times europeus, no entanto, não é o único motivo de a CBF não agendar amistosos no Brasil. A entidade nunca escondeu seu apetite pelas cotas milionárias (cerca de US$ 1 milhão) para desfilar a seleção em campos estrangeiros.

A delegação da seleção teve dificuldades para chegar à Granja Comary. Os atletas, além de Dunga, sofreram com os atrasos nos vôos. Por isso, não houve treino. Alguns fizeram musculação.

O treinador, que chegou a Teresópolis às 18h25, criticou a postura do meia Zé Roberto, que não atendeu a convocação.

"Fiquei surpreso, é um desgaste desnecessário. Quando fizemos a pré-convocação de 34 [atletas], ele não se manifestou. Quando chamamos os 22, ele levou três dias para falar."

Dunga foi irônico ao comentar a justificativa alegada pelo agora ex-santista: deixar o país devido à falta de segurança.

"É estranho. Começou o seqüestro no Brasil dez dias atrás... Depois da Copa do Mundo [na Alemanha, quando Zé Roberto voltou ao Brasil para jogar pelo Santos] não tinha seqüestro, não tinha nada. Estava tudo tranqüilo no Brasil."





Fonte: Folha de S.Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221947/visualizar/