Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quarta - 13 de Junho de 2007 às 09:52

    Imprimir


A Polícia Federal gravou conversas que indicam que o advogado Jamil Chokr levava dinheiro para pagar propina a policiais civis de São Paulo quando sofreu um acidente na Marginal Tietê, no dia 25, possibilidade que já vinha sendo investigada pela corregedoria da Polícia Civil.

As conversas foram gravadas pelos agentes durante as investigações que resultaram na Operação Xeque-Mate, no dia 4, e flagraram advogados e empresários de São Paulo que estariam ligados à máfia dos caça-níqueis comentando a descoberta de dinheiro e documentos no carro de Chokr. Entre os papéis havia uma lista com indicações de pagamentos para "DPs", que, para os investigadores, seria uma relação de pagamento de propina para Distritos Policiais de São Paulo.

Antes das escutas feitas pela PF, a apreensão de documentos no escritório e na casa do advogado já tinham reforçado os indícios de que a lista era uma relação de propinas. Na investigação aberta, a Corregedoria da Polícia Civil, responsável pelas investigações, só ouviu quatro pessoas até agora no inquérito aberto sobre o caso - justamente os PMs e a delegada que apreenderam o material com Chokr.

No dia 25, um motociclista tentou roubar o advogado. Ao fugir, Chokr bateu seu Vectra blindado. Quando o socorreram, PMs acharam a lista de propina e R$ 27 mil em envelopes endereçados a 29 endereços diferentes que os investigadores acreditam ser de distritos e delegacias seccionais de São Paulo. Recuperado do acidente de carro, o advogado deixou o hospital na quarta-feira (6). Durante seu tratamento, ele recebeu escolta policial.

O G1 solicitou uma entrevista a Cinthia Maria Quaggio, delegada designada pela corregedoria da Polícia Civil de São Paulo para tratar do caso, mas de acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública ela ainda não pretende se manifestar. A SSP aguarda cópia das gravações da Polícia Federal para se posicionar sobre o assunto.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221953/visualizar/