Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 11 de Junho de 2007 às 09:39

    Imprimir


Ventos quentes provocaram uma onda de calor através das planícies do norte da Índia e do Paquistão, matando mais de 120 pessoas na última semana, informaram autoridades e a imprensa nesta segunda-feira (11).

A maioria das vítimas é de mendigos, sem-teto e pessoas trabalhando ao ar livre, que foram atingidos por insolação e desidratação. Milhares de pessoas tiveram que se refrescar em canais para suportar o calor.

A temperatura mais alta da onda de calor foi registrada no distrito de Sibi, na Província paquistanesa do Baluchistão, com 52 graus no domingo (10) - um pouco menos que o recorde no país, de 52,2 graus, registrado em 1992.

Na Índia, as maiores altas aconteceram no sábado, chegando a 48,9 graus em Ganganagar, disse S.C. Bhan, diretor do Centro Meteorológico Regional, em Nova Délhi.

"É uma onda de calor. Depois dos próximos dois dias, vai passar", afirmou Bhan, acrescentando que a onda foi causada por ventos do deserto de Thar.

No Paquistão, mais precisamente no centro de Punjab, a temperatura chegou aos 48°C, segundo um oficial paquistanês do ministério da Saúde que informou à emissora de TV "Geo" a morte de 29 pessoas nos últimos dois dias.

Pelo menos seis desses falecimentos aconteceram na capital da província, Lahore, onde dezenas de pessoas foram admitidas em vários hospitais.

O serviço de meteorologia paquistanês previu para esta semana um tempo seco e cálido, o que também ocorrerá em alguns pontos da Índia, com máximas de aproximadamente 45°C.

As ondas de calor são freqüentes no subcontinente indiano nos meses de maio e junho, que precedem a chegada da monção.

No ano passado morreram 80 pessoas devido às altas temperaturas no Paquistão, enquanto o forte calor de 2003 causou mais de 230 mortes.





Fonte: G1 com Agências

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/222379/visualizar/