Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quinta - 10 de Maio de 2007 às 21:22

    Imprimir


Um total de 14.618 detentos do regime semi-aberto deixou nesta quinta-feira unidades prisionais em todo o Estado de São Paulo na saída temporária do Dia das Mães. O retorno dos presos está previsto para a próxima terça-feira. A partir desta data, quem não retornar será considerado foragido e perderá direito às saídas e ao benefício do regime.

A Polícia Militar também não forneceu informações sobre procedimentos de segurança adotados durante esta saída. A saída temporária, uma das cinco previstas pela Lei de Execuções Penais ao longo do ano, coincide com a visita do Papa Bento XVI à região.

As autoridades temem que a divulgação de informações venha a trazer uma sensação de insegurança junto à população. A data também marca um ano dos ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC) - realizados no final de semana do Dia das Mães em 2006.

Em Tremembé, cidade localizada a cerca de 40 km do Santuário Nacional de Aparecida, foram liberados 1.346 detentos que cumprem o regime semi-aberto no Presídio Edgard Magalhães Noronha (Pemano). Inicialmente, deveriam ser liberados 1.441 detentos. O motivo da redução de liberações não foi divulgado pela direção da unidade.

A movimentação em torno do Pemano começou logo pela manhã, por volta de 8h, com a saída dos primeiros detentos. O efetivo policial na operação de acompanhamento da saída dos presos foi inferior ao normalmente empregado. Na frente do presídio, apenas uma base comunitária móvel, uma viatura blazer e cerca de 10 policiais. O helicóptero Águia acompanhou a saída com sobrevôos sobre a unidade prisional.

Com a segurança menos intensa, o movimento de ambulantes vendendo bebidas alcoólicas aumentou. Pelo menos quatro carros vendiam cerveja para detentos e familiares, além de ambulantes circulando em meio à multidão com isopores.

Papa

Muitos dos familiares e amigos que estavam aguardando a saída dos detentos disseram que pretendem seguir para Aparecida entre os dias 11 e 13 de maio para acompanhar a visita do Papa. "Eu vou para Aparecida no domingo. Vou pedir uma bênção do Papa para melhorar o país", disse o motoboy Anderson Antonio Machado, 30 anos, que estava aguardando um amigo.

A doméstica Maria Aparecida da Silva, 55 anos, estava esperando seu filho, cuja pena está prestes a terminar. Ela, que mora em Pindamonhangaba, também pensa em acompanhar Bento XVI durante sua estadia em Aparecida.

"Caso a minha patroa libere, meu sonho é ir para Aparecida no domingo. Sem Deus, a gente não é nada. Se é para caminhar, vamos caminhar com Deus", disse Maria Aparecida, que quer levar o filho junto para garantir uma bênção.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228335/visualizar/