Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 09 de Maio de 2007 às 13:05

    Imprimir


A Polícia Federal concluiu o inquérito que apura as causas do acidente entre o jato Legacy e o Boeing da Gol, que caiu em Mato Grosso matando 154 pessoas. O inquérito foi enviado à Justiça Federal em Sinop. No documento, o delegado Renato Sayão indiciou os pilotos Joe Lepore e Jean Paladino, do Legacy, como responsáveis pela tragédia.

Além de indiciar os pilotos do Legacy, a Polícia Federal sugere que a Aeronáutica investigue a conduta dos controladores de Brasília, que estavam monitorando o vôo no dia 29 de setembro do ano passado, no dia da tragédia.

O Ministério Público Federal ainda pode pedir novas investigações ou denunciar os pilotos à Justiça.

Reconstituição

A Aeronáutica também avançou nas investigações do acidente. A comissão responsável pelo relatório sobre as causas do acidente finalizou o cruzamento de dados das caixas-preta do Boeing, do Legacy e da comunicação interna das torres de controle. Com os cruzamentos, a Força Aérea fez um vídeo com a reconstituição precisa de tudo o que aconteceu com os dois aviões, antes e depois da colisão. Agora, a comissão começa a fazer o relatório preliminar do acidente.

A reconstituição revela que na decolagem tudo funcionava perfeitamente nos dois aviões. A primeira evidência de que algo estava errado surgiu 55 minutos antes do acidente. O transponder, equipento anti-colisão, deixou de emitir sinais ao radar.

De acordo com as investigações, os controladores de vôo não adotaram qualquer procedimento de segurança obrigatório, como o contato com os pilotos do Legacy. Em relação ao transponder, a comissão trabalha com duas hipóteses. A primeira é de que houve pane, o que foi descartado pelo fabricante. A outra hipótese é de que o aparelho foi desligado involuntariamente pelos pilotos do jato.

Fontes da Aeronáutica afirmam que os controladores militares se recusam a prestar esclarecimentos sobre o caso. Por lei, esses depoimentos devem ser espontâneos.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228644/visualizar/