Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 08 de Maio de 2007 às 09:41
Por: Fernando Wondracek

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Mutum através das vigilâncias Ambiental, Sanitária e dos Agentes Comunitários de Saúde, estão fazendo durante esta semana um arrastão no combate a dengue. A intensificação promete ser radical caso focos do mosquito sejam encontrados em propriedades. As visitas tiveram início ontem pela manhã (07), após uma reunião entre secretária Anke Schwabe e a equipe de profissionais que vão fazer a fiscalização em todo o perímetro urbano do município.

Segundo Anke, o objetivo do arrastão é diminuir ao máximo as incidências nos casos notificados confirmados de dengue. Até o momento foram notificadas 122 suspeitas e destes 26 confirmações mediante exame de sorologia exclusivo para dengue. “Vale lembrar que os casos notificados apenas apresentam sintomas característicos a dengue e podem ser classificados na maioria das vezes como viroses, comuns nesta época do ano”, explicou.

De acordo com informações do Laboratório Municipal foram colhidos até o dia de hoje 93 amostras de sangue, porém somente após a realização do exame de sorologia feito no Laboratório Oficial do Estado de Mato Grosso (MT Laboratório), em Cuiabá, é que podem ser feita uma classificação dos casos, ou seja, confirmados ou não. “Devido ao grande número de pedidos de exame feitos nesta época do ano, os resultados podem demorar de 30 a 90 dias para serem entregues”, disse a secretária.

Compete a Secretaria Municipal de Saúde apenas monitorar e avaliar as condições de higiene ambiental dos lotes, orientando os moradores sobre como prevenir acúmulo de água que ocasiona a proliferação do mosquito da dengue. São realizados a cada 30 dias no mínimo e 60 dias no máximo, visitas domiciliares, esclarecendo que o mosquito leva de 3 a 7 dias para chegar a fase adulta e contaminar as pessoas. Portanto a responsabilidade principal é do morador do lote que deve mantê-lo sempre limpo.

Conforme o coordenador da Vigilância Ambiental, Benedito Monteiro, a partir de hoje estará sendo colocada em prática à cobrança de multas que chegam a R$ 200,00 aos proprietários de residências onde os focos forem encontrados. “A cobrança será feita conforme rege a Lei Municipal nº. 699/2002, que dispõe sobre a instituição do programa municipal de combate e prevenção a dengue, casos os proprietários sejam notificados três vezes”, explicou.

Para o coordenador um dos maiores problemas enfrentados é o descaso de muitos proprietários. Também registrou-se no ano passado muitas cobranças com relação a sujeira em terrenos baldios que este ano serão cobradas com mais rigor. “É importante que os moradores recebam a equipe que estará fazendo a vistoria”, explicou.

Nova Mutum encerrou 2006 com 40 casos confirmados de dengue. O balanço do Sistema de Informação dos Agravos de Notificação – Sinan, do Escritório Regional de Saúde, em Sinop, apontou que os registros foram verificados apenas no primeiro semestre do ano. Maio e abril aparecem com 14 e 11 casos, respectivamente.

Em um fechamento geral, com os 12 municípios que compõem o Pólo Regional de Saúde, o Sinan aponta que no ano passado foram notificados 3.089 casos da doença, entre as cidades de Cláudia, Feliz Natal, Itaúba, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera. Destes, 1.171 foram confirmados.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228807/visualizar/