Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 08 de Maio de 2007 às 08:55
Por: Jocelaine Simão

    Imprimir


Centenas de residências já receberam a visita de recenseadores em Tangará da Serra. O número oficial de residências visitadas será divulgado em 20 dias. A informação é do agente censitário supervisor, Luiz Carlos Rodrigues de Oliveira Silva.

Segundo ele, 36 profissionais estão trabalhando na área urbana. O Censo Agropecuário começará em 30 dias. Silva explica que o objetivo da contagem é meramente quantitativa, sem entrar em detalhes, como acontece no Censo Demográfico. Os dados deste ano serão usados para que o governo federal possa ajustar o repasse do Fundo de Participação dos Municípios, que varia de acordo com a população de cada cidade.

No Censo Demográfico, cuja última edição foi em 2000, o IBGE colhe informações mais detalhadas, que incluem renda familiar, escolaridade, problemas de saúde e outros, para montar um perfil dos brasileiros.

REUNIÃO - Na última sexta-feira, 4, os 31 recenseadores apresentaram o primeiro balanço sobre as atividades. Silva explica que na ocasião não foi apresentado números. A reunião aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores e contou com a presença do coordenador de sub-área, Paulo Afonso Lírio, além de autoridades municipais.

Segundo ele, foi criado no município uma Comissão Censitária Municipal que irá cobrar do IBGE a execução de um bom trabalho no município. “A reunião teve como objetivo apresentar os recenseadores à comunidade, como também discutir o andamento dos trabalhos, os problemas detectados e as soluções que serão adotadas para o bom desenvolvimento das próximas etapas e de todo o processo de coleta.

IDENTIFICAÇÃO - O IBGE lembra que é importante que os moradores recebam os profissionais credenciados pelo IBGE. Eles estão usando colete e crachá de identificação. Caso, desconfiem dos recenseadores, podem solicitar informações pelo telefone 0800 7218181. A previsão do IBGE é de que os trabalhos acabem até julho e, em agosto, já possam ser disponibilizadas as primeiras informações.

QUESTIONÁRIO - De acordo com o supervisor, o questionário é rápido e abrange questões básicas sobre os moradores, como nome, idade e tempo de residência na moradia. Já no caso do censo agropecuário, a atividade é mais complexa. Além de identificar quem são os moradores, os recenseadores vão coletar dados referentes à produção agrícola e ao uso de mecanização na lavoura.

SAIBA MAIS - O censo agropecuário vai levantar informações nos cerca de 5,6 milhões de estabelecimentos agropecuários de todos os municípios brasileiros. Os resultados dessa pesquisa vão mostrar as mudanças que ocorreram no setor desde o último censo, em 1996, e fornecer informações atualizadas sobre aspectos econômicos, sociais e ambientais da atividade.

A grande novidade dessa edição dos censos é a substituição do tradicional questionário em papel pelo computador de mão (Personal Digital Assistant).





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228819/visualizar/