Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 07 de Maio de 2007 às 23:59

    Imprimir


A Prefeitura Municipal de Nova Mutum está reeditando o projeto de lei que propõe uma readequação nos percentuais do Custeio de Iluminação Pública – CIP. Na última semana, dia 04, Executivo e Legislativo reuniram-se com representante da Rede CEMAT para obter informações sobre a referida taxa e o reajuste necessário para cobrir o déficit que existe no pagamento da conta da iluminação pública do município.

A fatura mensal em Nova Mutum é de 42 mil reais, mas se arrecada em torno de 28 mil reais. Isso significa que a administração arca com uma diferença de 14 mil reais/mês. “O novo projeto vai seguir com uma proposta que possibilite arrecadar em torno de 62 mil reais/mês, montante este necessário para cobrir as despesas da conta, manutenção e para cobrir reajuste de 7,85% na tarifa, concedido pelo Governo”, explicou o secretário de Economia e Planejamento, Aurismar Zonatto.

Segundo Joacir Barros, representante da Rede CEMAT, Nova Mutum é o único município de sua regional que ainda não fez as adequações necessárias na CIP e está pagando caro por isso. Durante a reunião ele reforçou que a iluminação pública deve ser custeada por todos os moradores da cidade, pois é um bem comum e todos fazem uso. Joacir defende inclusive que até mesmo aqueles que consomem entre 0 e 50kwats/mês deva contribuir.

“O rateio da conta dá-se através de classes de consumidores e leva em consideração o gasto de cada unidade”, explicou o representante da concessionária. Quem consome mais energia paga mais, atendendo desta forma o que determina o parágrafo 1º do artigo 145 da Constituição Federal, onde explica que deve ser observada a capacidade econômica do contribuinte. A cobrança do Custeio é autorizada através ao artigo 149-A da CF.

De qualquer forma, qualquer alteração no valor da taxa só vai entrar em vigor 90 dias após o fim do exercício de 2007, ou seja, a partir do dia 01 de abril do próximo ano. Enquanto isso, além de estar pagando parte da conta, recursos para ampliações e mesmo manutenções da rede terão que sair dos cofres públicos. Ainda não há uma data prevista para o novo projeto ser encaminhado para Câmara.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228852/visualizar/