Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 07 de Maio de 2007 às 13:44
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


Nortelância, MT – Um resfriador de leite que em breve vai entrar em operação promete mudar a qualidade de vida de ao menos 70 famílias do

Assentamento São Francisco, situado em Nortelândia (253 km ao Médio-Norte). Com capacidade para 2 mil litros do produto, a máquina é uma doação do Governo do Estado. Além do leite, agora os agricultores familiares querem produzir biodiesel, a partir do girassol.

Antes do resfriador de leite chegar ao assentamento, os pequenos produtores se recusavam a entregar o litro do leite a R$ 0,30, em média, aos laticínios da região. Agora, explicou o presidente do assentamento, Francisco de Oliveira Pedrosa, os agricultores querem industrializar o produto e comercializá-lo na região. “O povo do assentamento quer trabalhar. Só falta oportunidade e agora o Governo do Estado está nos dando esta chance de mostrar o nosso potencial”, afirmou ele.

No assentamento, visitado neste fim de semana pelo secretário-adjunto de Projetos Estratégicos e coordenador do Programa MT Regional, Neurilan Fraga, além da pecuária de leite, pequenos animais e variados cultivares, os assentados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), querem partir para a produção de biodiesel. “Temos que trabalhar olhando para os pequenos produtores para diminuir as desigualdades regionais. O Governo está presente nos assentamentos, nos Municípios, valorizando os pequenos empreendimentos”, disse Fraga.

A proposta é da empresa Bioenge e do Governo do Estado. Pelo acordo, a Bioenge deve repassar semente, boro e adubo para o cultivo desta oleaginosa.

Durante reunião no assentamento, a direção da empresa explicou aos assentados e técnicos do Governo do Estado que está disposta apenas a firmar parcerias em empreendimentos da agricultura familiar. Os contratos com os produtores serão definidos posteriormente após adesão ao projeto em cujas áreas serão cultivadas o girassol com assistência técnica assegurada.

Técnicos da empresa Bioenge explicaram aos assentados todas as etapas da produção desta cultura cuja oleaginosa é uma das vedetes do biodiesel. Além de Neurilan Fraga e técnicos da Empaer, também participou da reunião o assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Gilberto de Werk.





Fonte: Assessoria/Sepe-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228924/visualizar/