Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 03 de Maio de 2007 às 15:50

    Imprimir


A Prefeitura Municipal de Diamantino é parceira do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) e desenvolve várias ações de racionalização do uso de energia elétrica, colocado em prática em escolas municipais.

Em Diamantino o Programa já deu resultados. O levantamento feito pela Eletronorte realizado no ano passado, entre os meses de abril a maio e agosto mostrou uma economia de 43% nas faturas de energia elétrica das escolas Castorina Sabo Mendes, Braz Maimoni, Benedito Moreira e João Batista de Almeida. Para ressaltar a relevância da economia a Escola Benedito Moreira tinha um consumo de R$ 2.197,00, no início do levantamento. Em quatro meses (período da pesquisa) o consumo de energia elétrica baixou para os valores de R$ 1.192,00. Dentre as escolas municipais, o maior consumo é Benedito Moreira, seguido da Castorina, Elza Queiróz e Braz Maimoni.

Com a economia nas faturas, as escolas ficam com sobras de recursos para aplicação em outras áreas. A mesma verificação de economia foi observada nas contas de energia elétrica dos alunos, já que o Programa tem o objetivo de chegar às famílias dos estudantes. Em alguns casos, a economia nas residências dos alunos chegou a 50%, assegura a responsável pelo programa em Diamantino, Eunides Maria da Silva Teixeira.

Para comemorar os resultados, a Eletronorte realizou uma gincana cultural com os 50 alunos das escolas municipais participantes do Programa, com escolaridade até as oitavas séries. O objetivo, segundo Meire Fátima Esteves, coordenadora do Procel da Eletronorte para Mato Grosso é passar e reforçar para os alunos o programa educativo do correto uso da energia elétrica.

Durante a competição recreativa, os alunos desenvolveram brincadeiras educativas e disputaram competições. Pela participação receberam troféus e kits, contendo lápis, borracha e livro de passatempo. Como parte do programa, a professora Márcia Gomes participará de uma viagem a Palmas, no estado de Tocantins, onde a temática será a conservação de energia elétrica.

O convênio do Procel com a secretaria municipal de Educação tem a duração de dois anos, onde toda a ênfase é voltada para consciência e a necessidade de evitar o desperdício de energia elétrica.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/229444/visualizar/