Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 24 de Janeiro de 2007 às 13:48

    Imprimir


O comando da Polícia Militar pôs em prática nesta manhã uma das primeiras medidas planejadas no início do ano para conter o disparado índice de violência em Cuiabá. Os militares se reuniram no estádio Verdão, onde debateram a estratégia criada com a intenção de espantar a crise.

A partir de hoje, 390 homens vão patrulhar as ruas da cidade, volume que indica um aumento de 80.88% sobre o atual efetivo operacional da instituição, segundo cálculo do comandante-geral-adjunto, coronel Campos Sales.

Considerando esse percentual, daqui em diante a corporação que atua nas ruas da Capital deve contar com 170 militares a mais do que o efetivo disponível hoje, que é de 220 homens. “É uma mudança histórica”, afirmou o coronel.

Com a nova estratégia, os militares vão ficar concentrados em quatro batalhões espalhados pela cidade. Pela escala de plantão estabelecida pelo comando policial 390 homens devem cumprir expediente nas ruas das 7h às 19h e outros 390 atuarão nas patrulhas das 19h às 7h.

Policiais que antes desempenhavam nos quartéis funções burocráticas agora vão enfrentar a rotina dentro das viaturas.

O coronel disse que o policial é preparado para atuar em jornadas preventivas e, por isso, não vê problemas em tirar os PMs dos expedientes leves e levá-los para as ruas.

No entanto, ele afirmou que o comando militar vai promover cursos operacionais e técnicos ao efetivo tirado dos serviços burocráticos.

“A idéia é reduzir a oportunidade dos marginais praticarem os crimes”, aposta o oficial. Hoje de manhã, o coronel se reuniu com os batalhões no Estádio Verdão. Dali, os policiais já saíram para o patrulhamento.

Do dia 1° de janeiro até ontem (23), 37 pessoas haviam sido mortas assassinadas na Grande Cuiabá. Além de aumentar o efetivo militar nas ruas, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública pensa em aplicar a Lei Seca, regra que impõe horário de fechamento dos bares e lanchonetes. O critério a ser adotado afeta as regiões onde o índice de violência fora maior.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/246218/visualizar/