Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 22 de Janeiro de 2007 às 22:55

    Imprimir


Assuntos como a pavimentação da BR-163, Amazônia Legal e o Código Florestal Brasileiro (MP 2166), Regularização Fundiária e Urbana, Conflitos entre a gestão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), barreiras impostas pelo Mercado Comum Europeu (MCE) na exportação de carne bovina e o Futuro da Indústria Madeireira e Pauta da Madeira serão discutidos e aprovados na Reunião Preparatória que acontece na quarta-feira, 24, a partir das 08h30, no Auditório do Senai em Sinop com a presença de prefeitos, vereadores e presidentes de sindicatos e entidades de Classe de 41 municípios da região Norte do Estado de Mato Grosso.

Estes seis temas farão parte da pauta de reivindicações que será apresentada no Seminário: “Nortão, Dificuldades, Desafios e Soluções”, que acontece em 09 de fevereiro e que contará com a participação do governador, Blairo Maggi e de toda a bancada federal (deputados e senadores) de Mato Grosso a fim de retomar o desenvolvimento econômico de toda a região.

A decisão de abrir para a comunidade as principais causas da desaceleração econômica que os 41 municípios atravessam hoje foi tomada pelo prefeito de Sinop, Nilson Leitão e pelos deputados estaduais José Riva e Dilceu Dal’Bosco. Para eles, esta é a única saída para impedir que o engessamento promovido pela negativa em solucionar estes e outros problemas torne toda a região impossibilitada de se desenvolver.

“Estamos seriamente preocupados com a desistência de vários segmentos empresariais em investir aqui. Caso as considerações da ministra Marina da Silva de confirmem, por exemplo, a BR-163, que já foi um sonho para nós, passará a ser nosso maior pesadelo”, relatou Nilson Leitão, em entrevista coletiva. Para ele, a pavimentação da rodovia virou questão de vida ou morte para toda a classe política e empresarial da região.

Outro assunto amplamente discutido na reunião de hoje cedo, no gabinete do prefeito de Sinop, diz respeito ao credenciamento do Norte pelo Mercado Comum Europeu a fim de que a carne bovina oriunda daqui também passe a ser consumida por aquela população. “Não temos mais Febre Aftosa aqui há quase 11 anos, mas por estarmos localizados acima do paralelo 13, ainda sofremos com esta sanção, imposta pelo MCE”, afirmou o prefeito.

Endossando as palavras de Leitão, o deputado Dilceu Dal’Bosco reafirmou seu compromisso e das lideranças que compõem o Nortão na Assembléia Legislativa. “Vamos acatar a sugestão do prefeito de Sinop e tornar esta pauta constante, a fim de monitorarmos estes e outros assuntos”, disse. Para tanto, uma das idéias de Dal’Bosco, é que sejam criadas comissões para que todos os temas abordados tenham acompanhamento, e posteriormente sejam deliberados em seminários que deverão acontecer anualmente.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/246654/visualizar/