Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 02 de Janeiro de 2007 às 18:25

    Imprimir


Os preços dos produtos mais comuns para as famílias brasileiras aumentaram 0,63% na semana de 31 de dezembro de 2006 em relação à semana anterior. É o que mostra o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), divulgado hoje (2) pela Fundação Getúlio Vargas.

O aumento de 0,63% do IPC-S correspondeu a 0,16 ponto percentual acima do valor registrado na semana do dia 22 de dezembro (0,47 ). É é maior taxa desde a quarta semana de janeiro do ano passado, quando a variação foi de 0,65%.

Ao fazer uma avaliação do índice, levando em conta todo o ano de 2006, o coordenador da pesquisa, André Braz, disse que os preços, medidos pelo IPCS, tiveram aumento de 2,06% em relação a 2005. Segundo ele, foi o menor aumento dos últimos oito anos.

No ano passado, das sete classes de despesas componentes do índice, seis ficaram mais caras para o consumidor. O grupo Transportes foi o que apresentou o maior aumento, de 6,17%, enquanto os preços da Alimentação tiveram queda de 0,51%.

“Os resultados positivos foram puxados pela Alimentação, onde as maiores quedas foram para produtos in natura, como abacaxi, melancia e limão”, explicou Braz. Ele destacou a queda nos preços de alguns produtos que compõem o item Habitação, como tarifas públicas, “as que mais impactam no índice e na inflação. As maiores quedas foram para a telefonia fixa (1,66% mais barata) e as tarifas elétricas, que caíram 1,53%”, completou.

Os resultados, contudo, não foram melhores devido aos aumentos no item Transportes, em especial no mês de dezembro. “Isso aconteceu principalmente em São Paulo, onde houve variação em quase todos os serviços: ônibus, metrô, trens e vans. Mas o aumento no ônibus urbano no Rio também teve impacto”, acrescentou André Braz.

Fazem parte da pesquisa do IPCS os municípios do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador e o Distrito Federal.





Fonte: ABr

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/251036/visualizar/