Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 27 de Dezembro de 2006 às 12:19

    Imprimir


Os agricultores do Nortão de Sorriso e região esperam alcançar uma produtividade superior a 50 sacas por hectare. O vice-presidente da Aprosoja – Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso, Nadir Suculotti, destacou que um dos motivos que deve beneficiar o agricultor é o aparecimento ‘tardio’ de muitas pragas, que antes atacavam as lavouras no início do plantio.

“Embora tenhamos reduzido a produção, entre 10 a 20% na região, e alguns tenham plantado com uma deficiência de adubos, a produtividade não deve ser ruim, pois, em alguns casos, o não aparecimento da doença vem colaborando”, declarou Suculotti, ao Só Notícias/Agronotícias. A melhora do mercado internacional também deve colaborar com os agricultores, intensificando as comercializações.

Mesmo com a boa projeção de aumento, uma dificuldade ainda preocupa os produtores – as dividas já contraídas. “Por mais que o cenário melhore, os agricultores não conseguirão pagar estas contas. Nos anos anteriores foram feitos incentivos para a compra de máquinas. Veio a crise e o governo prorrogou as dívidas, mas os juros permanecem, e esta é a preocupação”, finalizou o vice-presidente.

Para o sojicultor Argino Bedin, um dos maiores do Estado, que nesta safra plantou aproximadamente 10 mil hectares, a colheita também deve ser satisfatória. “O plantio foi 100% favorável, mas o excesso de chuva provocou o aparecimento de certas pragas. Além disso, a soja plantada precocemente pegou um veranico com isso deve sofrer uma queda na produtividade. Mesmo assim, esperamos que o clima colabore e a colheita seja boa”, acrescentou.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/252071/visualizar/