Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 09 de Dezembro de 2013 às 17:50

    Imprimir


Dois mil e oitocentos jovens, crianças e adultos foram atendidos neste ano pelo programa social da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) "Rede Cidadã". O projeto está presente em dez das 17 Bases Comunitárias de Segurança Pública em Cuiabá e em outros três municípios do Estado: Nova Olímpia, Cáceres e Rondonópolis, disponibilizando aos alunos e pais serviços de capacitação, comunitário, social, cultural, escolar, pedagógico e psicossocial.


 
Segundo o coordenador adjunto do programa, major PM Nivaldo José de Arruda, o "Rede Cidadã" já realizou mais de 330 palestras em escolas, nas comunidades e nas unidades militares, explicando sobre o funcionamento do projeto. “O programa atua nas comunidades integradas as Bases Comunitárias de Segurança com objetivo de reduzir a criminalidade e atender preventivamente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco infracional”, falou Nivaldo.


 
Alunos que entraram em 2013 no programa, já sentem a diferença em suas vidas. Guilherme Batista de Souza, de 12 anos, disse que as atividades que o Rede proporciona alegra e melhora o seu relacionamento com as pessoas. “Aqui eu pratico atividades físicas, faço aula de violão e pintura e aprendo a ter um bom comportamento na escola e dentro de casa”, disse.


 
A presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública do bairro Lixeira, em Cuiabá, Luz Dalma Saturnino Passos, fala sobre a importância do projeto social na Base Comunitária da sua região. “Com o Rede Cidadã em nosso bairro temos suporte para realizarmos as atividades de inclusão. Hoje temos uma visão diferente da polícia. Antes pensávamos que só servia para prender, e hoje vemos como são parceiros com a comunidade na luta para afastar jovens, crianças, adolescente e adultos da criminalidade”, destacou.


 
O programa conta com a participação de profissionais Assistente Social, Pedagogos, Educadores Físicos, Educadores Artísticos e psicólogos. Para 2014 a meta é implantar o Rede Cidadã em mais três municípios: Várzea Grande, Chapada dos Guimarães e Tangará da Serra.


 
“Para 2014 esperamos uma procura maior pelo programa, uma vez que melhoramos em 30% nossos atendimentos, levando aos alunos e pais mais cursos, integração intelectual e qualificação da mão de obra através de cursos de culinária, informática, corte e costura, artesanato, bordado”, completou o coordenador adjunto, major PM Nivaldo José de Arruda.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/2532/visualizar/