Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 07 de Dezembro de 2006 às 14:49

    Imprimir


Deputados que integram a comissão externa criada pela Câmara para discutir a crise nos aeroportos se reuniram nesta quinta-feira com o ministro da Defesa, Waldir Pires. O encontro durou aproximadamente duas horas, mas o teor da conversa ainda não foi divulgado.

A comissão foi criada na quarta-feira (6), em meio a uma série de atrasos e cancelamentos de vôos, e é coordenada pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputado Alceu Collares (PDT-RS).

Os problemas enfrentados pelos passageiros, desta vez, são atribuídos a uma pane que, na terça-feira (5), cortou a comunicação por rádio entre controladores do Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), em Brasília, e pilotos dos aviões. Os passageiros, no entanto, têm enfrentado problemas nos aeroportos desde o final de outubro.

Devido ao transtornos nos terminais, a audiência pública que deveria ter ocorrido ontem na Câmara para discutir a segurança do tráfego aéreo brasileiro foi adiada para o próximo dia 13.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também disse ontem que a Casa vai instalar comissão com cinco senadores para acompanhar a crise no setor.

Crise

Desde o final de outubro, os passageiros têm enfrentado constantes atrasos nos principais aeroportos do país. Inicialmente, os atrasos foram causados pela chamada operação-padrão dos controladores de tráfego aéreo, que, de forma isolada, decidiram aumentar o espaçamento entre as decolagens. O objetivo seria garantir a segurança dos vôos, após o acidente com o Boeing da Gol, que causou a morte dos 154 ocupantes.

O resultado do movimento foi uma seqüência de atrasos e cancelamentos de vôos. O setor entrou em colapso na madrugada do último dia 2 de novembro, feriado de Finados. No dia 14 do mesmo mês, véspera do feriado da Proclamação da República, grandes atrasos voltaram a ser registrados nos principais aeroportos do país. Na ocasião, os problemas seriam resultado da falta de controladores no Cindacta 1, em Brasília

. Entre os últimos dias 19 e 20 de novembro, os passageiros enfrentaram transtornos atribuídos, na ocasião, à chuva e ao efeito bola-de-neve causado pelo rompimento um cabo de fibra ótica do Cindacta 2 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo) --que coordena o tráfego na região Sul.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/255747/visualizar/