Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 04 de Dezembro de 2006 às 13:37

    Imprimir


O dia 1º de Dezembro é considerado o Dia Mundial de Combate à AIDS, por isso a secretaria municipal de saúde, através do setor de educação em saúde promoveu uma blitz educativa na avenida principal, em frente à prefeitura municipal em parceria com a Polícia Militar.

O município não tem registro do número exato de portadores do vírus HIV por não possuir uma CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que é uma área privativa, com profissionais treinados, onde os portadores de HIV têm acesso a informações a aos medicamentos necessários no tratamento à doença.

Entretanto, mesmo não tendo o número exato de portadores da doença, sabe-se que esse número é muito alto e tem aumentado a cada ano, com a distribuição de folders educativos e camisinhas a secretaria não mediu esforços para sensibilizar a população tanto das formas de se contrair a doença, quantos das formas de prevenção.

De acordo com a coordenadora do setor de educação em saúde, Marcely Regina, “o dia 1º de Dezembro é dia de refletirmos sobre a prevenção da doença e a ajuda que cada um de nós pode dar aos pacientes e portadores do vírus da AIDS”.

O secretário municipal de saúde, Luiz Gonzaga Piveta, participou da blitz e reforçou as palavras da coordenadora destacando que “a AIDS é uma doença grave, que ainda não tem cura. Hoje existem remédios que controlam a doença, mas não cura, por isso, a prevenção é a melhor ferramenta na luta contra a AIDS. E o uso de preservativos em todas as relações sexuais ainda é a principal maneira de prevenir-se contra a AIDS”.

Junto com a distribuição de material relativo ao combate e a prevenção da AIDS, a secretaria aproveitou a blitz para distribuir material sobre a importância de se doar sangue, já que o banco de sangue do município está carente de doadores.





Fonte: Agência de Notícias dos Municípios

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/256489/visualizar/