Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 04 de Dezembro de 2006 às 13:06

    Imprimir


O Centro Integrado de Assistência Psicossocial – Unidade III do Adauto Botelho abre nesta segunda-feira (04.11), a partir do meio dia, a exposição de 80 telas confeccionadas por 20 pacientes que já freqüentaram a unidade. A mostra será realizada até o dia 15 de dezembro, no saguão do Fórum Criminal, localizado no Centro Político Administrativo (CPA). “Nosso objetivo é estimular estes pacientes a continuarem o trabalho que começaram aqui na oficina de arte-terapia, que trabalha a auto-estima, a reinserção social e os valores humanos e morais”, disse a arte-terapeuta da Unidade III, Marli Bittencourt.

Segundo Marli, a exposição faz parte do projeto “Arte Interna”, desenvolvido pelo Ciaps – Unidade III. “No mês de junho deste ano começamos a catalogar todas as telas para organizar a exposição buscando a valorização do trabalho feito pelos pacientes da unidade”, comentou. “Cinqüenta por cento do recurso arrecadado com a venda das telas ficará com o autor da obra e o restante 50% será revertido para a unidade para aquisição de novos materiais”, acrescentou.

Entre os pacientes que freqüentaram a unidade e participarão da exposição estão Marcelo Matos Corrijo, 37 anos, Cleiton Nunes de Matos, 34 e Erlan Leal Belchior, 23 anos, que na última sexta-feira (01.11) estiveram organizando os últimos preparativos para a mostra. “A arte-terapia foi muito importante na minha recuperação e participar desta exposição é mais um passo para que eu possa continuar ocupando o meu tempo e me sentir mais valorizado”, disse Marcelo Matos, que ficou internado 45 dias e há três meses deixou a unidade.

Cleiton Nunes também encontrou na arte-terapia um apoio na sua recuperação. “Quando chegamos aqui na unidade estamos com a nossa estima muito baixa e a arte-terapia, o convívio com os demais pacientes ajuda a nos sentir mais forte e mais valorizado”, afirmou Cleiton Nunes que continua participando das oficinas de arte-terapia duas vezes por semana. A opinião de Erlan Belchior não é diferente. “Quando cheguei na unidade estava muito perturbado e a arte-terapia me trouxe mais paciência e me fez sentir mais equilibrado fisicamente e psicologicamente”, frisou.

Conforme a terapeuta, a unidade III atende dependentes químicos em álcool e outras drogas que são encaminhados pelo Pronto Atendimento do Adauto Botelho. A internação acontece de forma voluntária (quando o dependente procura por conta própria o tratamento) ou compulsória (encaminhado pela Justiça). O período de internação é de 60 dias. Atualmente, a unidade atende 31 pacientes.

No Ciaps III, os pacientes participam dos mais diversos tipos de oficinas terapêuticas como pintura em tela, desenho, reciclagem, construção de estrutura (casas em miniaturas, por exemplo), música, vídeo, confecções de luminárias, entre outras. “O objetivo é minimizar o impacto da internação hospitalar e oferecer um ambiente clínico humanizado”, disse.

Marli Bittencourt explica que a arte-terapia trabalha o equilíbrio emocional e psicológico do paciente, fazendo com que ele canalize suas energias naquilo que está fazendo e deixe de pensar em usar drogas. “A função da arte-terapia é resgatar este equilíbrio psíquico e emocional, buscando a reinserção social ou fazendo com que o paciente descubra uma atividade profissional”.

O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, assistente social, educador físico, enfermeiros, médicos, arte-terapeuta, nutricionistas, profissionais do ramo de marcenaria e pessoas ligadas ao grupo de Alcoólicos Anônimos (AA).





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/256499/visualizar/