Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 04 de Dezembro de 2006 às 10:47

    Imprimir


A cada novo ano cresce o número de famílias instaladas em barracos às margens da rodovia federal BR-070, em Primavera do Leste, em especial na saída para o município de Barra do Garças. Maioria gente muito pobre e sem recursos para alocar ou construir um “teto”. As famílias, sem perspectivas futuras, tendo na maior parte pais desempregados e com elevado número de filhos, acabam ocupando a faixa do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (Dnit).

A responsabilidade pelo local é de competência do órgão que é diretamente ligado ao governo federal. A Prefeitura Municipal de Primavera do Leste há anos tenta solucionar o problema, através de possíveis convênios e alocação de recursos junto ao governo federal, inclusive com encaminhamento de projeto para construção de casas populares, como recentemente foi divulgado pelo atual assessor de Planejamento e Coordenação Geral, Antônio Gonçalves dos Santos.

Infelizmente, a demora no envio de recursos para este fim pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem gerado um aumento acelerado no número de barracos localizados nas margens da via, inclusive ocupando áreas de preservação ambiental. As instalações são sempre muito precárias, muitas vezes famílias com até oito pessoas se acomodam em um único cômodo que é, ao mesmo tempo, quarto, sala e cozinha. A higiene quase zero. Muitos nem local adequado para as necessidades fisiológicas possui, sendo os matagais próximos os locais usados para este fim, onde crianças circulam diariamente sem os cuidados necessários, levando muitas a apresentarem sintomas de doenças relacionadas a falta de saneamento básico.

Não existe um levantamento exato sobre a quantidade de famílias morando às margens da rodovia no sentido Barra do Garças, mas muitos arriscam dizer que já passam de 100.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/256522/visualizar/