Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 27 de Novembro de 2006 às 09:00

    Imprimir




São Paulo, 27 - Parlamentares brasileiros e o chanceler Celso Amorim viajarão a Genebra, na Suíça, esta semana para debater com deputados e senadores de todo o mundo o futuro das negociações agrícolas na Organização Mundial do Comércio (OMC), suspensas desde julho por falta de acordo entre os principais países da entidade. Será o primeiro encontro desde o início da atual rodada de negociações, lançada em 2001. Na OMC, a idéia é de que não haverá acordo enquanto os parlamentares, principalmente os americanos, não estiverem dispostos a aprovar novos cortes nos subsídios agrícolas.

O processo foi interrompido em julho depois que os americanos se recusaram a promover corte maior de subsídios, o que fez com que os europeus se negassem a reduzir tarifas de importação. A Casa Branca chegou a apontar no mês passado que poderia cortar subsídios para um teto de US$ 17,5 bilhões, valor ainda considerado alto por muitos países. Do lado brasileiro, os senadores Aloizio Mercadante (PT-SP) e Sérgio Guerra (PSDB-PE) estão na comitiva que participará do encontro na quinta-feira. Quase ninguém em Genebra espera resultado concreto.

O governo americano deixou claro à OMC que não quer reunião ministerial até o fim do ano, pois não tem nada para apresentar. Sem os americanos, os negociadores europeus também não participarão. A atenção começa a se focar na reunião do Fórum Econômico Mundial de Davos, em janeiro, que poderá definir qual direção seguirá a negociação. A esperança é de que, de lá, saia definição sobre o futuro da Rodada Doha e que americanos e europeus dêem sinais mais claros do que estão dispostos a oferecer na área agrícola. "Essa será a grande reunião", disse um diplomata europeu.

Amorim também vai a Paris debater com o comissário de Comércio da Europa, Peter Mandelson, formas de superar o impasse na negociação e preparativos de Davos. Nos últimos dias, Mandelson discutiu sobre a rodada com China, Índia e Egito.





Fonte: Agência de Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/258118/visualizar/