Repórter News - reporternews.com.br
Carros & Motos
Segunda - 11 de Março de 2013 às 08:32
Por: Filipe Garrett

    Imprimir


Divulgação

Concebido e produzido pela Applus Idiada, o Volar-e está entre os carros elétricos mais potentes já fabricados. Seus quatro motores, um para cada roda, geram uma potência total de mil cavalos, só comparável aos números registrados pelo Bugatti Veyron. O veículo vai de 0 a 100 km/h em 3.4 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente, por questões de segurança, a 300 km/h.

Volar-e foi criado com o objetivo de chamar atenção para os carros elétricos (Foto: Reprodução)Volar-e foi criado com o objetivo de chamar atenção para os carros elétricos (Foto: Reprodução)

Atualmente, carros elétricos esbarram em questões técnicas que ainda os tornam relativamente inviáveis para adoção em massa. Para equacionar esses problemas, como autonomia e tempo de recarga, o modelo é um tipo de vitrine do que há de mais avançado em termos de tecnologia para veículos do gênero.

O superesportivo conta com um sistema que agiliza as recargas de bateria. Enquanto a experiência de reabastecer um Tesla Modelo S, carro elétrico muito bem-sucedido no mercado norte-americano, pode levar até 12 horas numa tomada comum, o Volar-e tem carga para rodar em apenas 20 minutos. O fabricante não divulgou a autonomia do sistema.

Além da tecnologia em estado de arte nas baterias e sistemas de recarga, a máquina da Applus Idiada conta com equipamentos que recuperam a energia despendida pelo carro nas frenagens. Outro ponto interessante é o computador responsável por governar seu comportamento em pista, privilegiando a tocada mais esportiva, com o máximo de economia de energia.

O protótipo do carro foi apresentado recentemente no Autódromo da Catalunha, onde, até o último fim de semana, a Fórmula 1 realizou testes de pré-temporada. Não se sabe se o automóvel, financiado com dinheiro público, se tornará comercial. De acordo com a Comissão Europeia, o Volar-e é uma tentativa de demonstrar os potenciais dos veículos elétricos para indústrias e consumidores europeus.

Assista abaixo o vídeo de apresentação do Volar-e:





Fonte: TechTudo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/26036/visualizar/