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Carros & Motos
Sexta - 08 de Março de 2013 às 16:20
Por: Rafael Miotto

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Kawasaki Ninja ZX-6R 636
Kawasaki Ninja ZX-6R 636

 

Kawasaki Ninja ZX-6R 636 (Foto: Eafael Miotto/G1)Kawasaki Ninja ZX-6R 636 (Foto: Rafael Miotto/G1)

Seguindo a série de lançamentos para o mercado brasileiro, após a chegada da Ninja 300 e Z800, a Kawasaki apresentou nesta sexta-feira (8), em São Paulo, a nova geração da ZX-6R com motor maior, partindo de R$ 49.990, que passa a se chamar Ninja ZX-6R 636. A esportiva recebeu diversas alterações, teve o visual revisto e ganhou o inédito controle de tração para a categoria das “600”. O freio ABS também é novidade no modelo, que faz o preço subir a R$ 52.990. O modelo chega ao Brasil seis meses após a estreia mundial, ocorrida em Nova York.

"Nosso objetivo maior foi deixar a moto mais versátil para uso na estrada e cidade, ampliando o tipo de utilização da ZX-6", disse Ricardo Suzuki, gerente de planejamento da empresa. "Nenhum concorrente oferece este pacote, é um produto exclusivo", acrescentou o executivo, se referindo às novidades tecnológicas da moto. Ainda existem unidades disponíveis da versão 2012, que segue com preço de R$ 43.990.

Para incrementar seu funcionamento, o propulsor de quatro cilindros tem agora 636 cilindradas – antes eram 599 cilindradas -, o que fez a potência máxima subir de 128 cv a14.000 rpm, na versão 2012, para 131 cavalos a 13.500 rpm, cifras da ZX-6R 2013. Segundo a empresa, com o advento do Ram air, dispositivo de série que aumenta a entrada de ar no motor, o número chega a 137 cv. Seu torque também cresceu e passou de 6,8 kgfm para 7,2 kgfm.

De acordo com a marca japonesa, as alterações, além de aumentar as cifras de desempenho, deixou a moto com melhor funcionamento em todas faixas de giro. Com mais força em médias rotações, a ZX-6R torna-se um amoto mais versátil, informou a empresa.

A nova geração do modelo segue com a montagem na fábrica da Kawasaki, em Manaus. A produção é feita pelo sistema CKD (Complete Knock Down), no qual as motos chegam completamente desmontadas.

Desde fevereiro, as motos já estão sendo montadas no Amazonas e a previsão é de as primeiras unidades chegarem às lojas no início de abril, com as cores verde e branca, para a versão standard, e apenas verde para a com ABS.

O visual da ZX-6R 636 foi atualizado, seguindo linhas similares as de “Ninjinha” e ZX-10R, e ficou mais moderno. As principais alterações ocorreram na dianteira, com nova carenagem e conjunto óptico. Na traseira, as alterações foram mais sutis, mas a lanterna é nova. O escape também foi redesenhado e seu posicionamento é mais alto na ZX-6R 2013.

Ninja 636 tem cor branca como opção (Foto: Divulgação)Ninja 636 (Foto: Divulgação)

Aumento da cilindrada
Para obter maior volume no propulsor, a Kawasaki aumentou o curso dos quatro pistões, ou seja, seu comprimento ganhou medidas. Segundo a empresa, passou de 42,5 mm para 45,1 mm. A ZX-6R 636 também possui dois modos de potência: o Full, no qual 100% da potência é despejada, e o Low, que restringe a 80% da força total. 

Tecnologia
O pacote tecnológico do modelo é grande, mas o destaque fica pela adoção do sistema de controle de tração, como suas irmãs maiores Ninja ZX-10R e Ninja ZX-14R. Este dispositivo evita que a roda traseira derrape e tem três modos de potência, que vai do menos intrusivo ao mais atuante, além de poder ser totalmente desligado.

Painel Ninja ZX-6R 636 (Foto: Divulgação)Painel Ninja ZX-6R 636 (Foto: Divulgação)

Já o câmbio de seis marchas possui embreagem deslizante, que evita o travamento das rodas em reduções de marchas muito bruscas, e também conta com assistente no dispositivo, tornando seu acionamento mais leve.Os freios ABS são oferecidos como opcionais e o peso a seco da ZX-6R 636 é de 192 kg (194 kg com ABS). Além do sistema, a esportiva tem dois discos de freios na dianteira (de 310 mm de diâmetro cada) - maiores que da ZX-6R 2012 - e um disco na traseira (220 mm).

As suspensões contam com nova geração do "Big Piston Fork" da Showa, uma das principais fabricantes de amortecedores do mundo, com múltiplas regulagens. Na traseira, o monoamortecedor e a gás.

Apesar das grandes mudanças visuais e mecânicas, o chassi de perimetral de alumínio foi mantido o mesmo da versão antiga, apenas com pequenos ajustes para a incorporação do Ram air. O amortecedor de suspensão passa a ser opcional - no modelo antigo era de série.

Seu ângulo de cáster, formado pela inclinação dos amortecedores dianteiros em relação ao solo foi diminuído, passando de 24º para 23,5º. Na prática, a marca divulga que a alteração trouxe melhor dirigibilidade e maior conforto. O peso da esportiva, em ordem de marcha (com todos fluídos e combustívla), é de 192 kg, 1 kg a mais que a ZX-6R 2012. Com ABS, o modelo tem 194 KG.

Vendas em queda
De acordo com a Kawasaki, a ZX-6R apresentou queda de vendas em 2012, com 277 motos vendidas, frente às 403 unidades de 2011, representando 31,3% de queda. "Todo o segmento [das esportivas 600] apresentou baixa no ano passado. Não temos como expectativa em números, mas queremos voltar a crescer", explica Suzuki.

Kawasaki ZX-6R 636 2013 (Foto: Divulgação)Kawasaki ZX-6R 636 2013 (Foto: Divulgação)
Kawasaki ZX-6R 2012 (Foto: Divulgação)Kawasaki ZX-6R 2012 (Foto: Divulgação)
Kawasaki ZX-6R 636 2013 (Foto: Divulgação)Kawasaki ZX-6R 636 2013 (Foto: Divulgação)
Kawasaki ZX-6R 2012 (Foto: Divulgação)Kawasaki ZX-6R 2012 (Foto: Divulgação)




Fonte: Do G1, em São Paulo

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