Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 24 de Outubro de 2006 às 23:39

    Imprimir


Um acordo entre famílias sem terra e uma colonizadora do norte do Estado foi firmado hoje com a intermediação do Instituto de Terras de Mato Grosso (Inermat). Centenas de famílias, há mais de 15 anos vivem o drama da ocupação irregular de terras.

A área de propriedade da colonizadora Mautra Agrícola S/A, localizada no município de Apiacás (1.010km ao Norte), já foi palco de vários conflitos agrários envolvendo as duas partes. São cerca de sete localidades ocupadas, de um total de 45 mil hectares.

Há um mês o Intermat renegociava com a empresa o fim do impasse. As reuniões foram realizadas na cidade de Apiacás com a presença de representantes da colonizadora, ocupantes das áreas, Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar e a Prefeitura.

O início desse processo de negociação começou com a doação, em 2004, de 5 mil hectares ao Estado. Essa área foi transformado em assentamento. A terra beneficiou 102 famílias de ex-garimpeiros da Vila Mutun, a 42 quilômetros da sede do município de Apiacás.

No último encontro, foi acordado a doação de mais 1.750 hectares que vão contemplar 35 famílias sem condições de pagar pela posse da terra que ocupam. Ao todo somam 6.750 hectares destinados a reforma agrária.

Apesar de ter em seu poder uma decisão judicial de reintegração de posse a colonizadora Mautra Agrícola, propôs acordo com os ocupantes. Uma das saídas foi a de expandir a área do assentamento rural, doada anteriormente, acolhendo famílias de pequenos agricultores.

"A empresa tem interesse de resolver e negociar o caso com os ocupantes das terras", disse Milton José, advogado da colonizadora.

Já para os ocupantes de áreas maiores de 100 hectares, a proposta é de compra da área, mediante negociação de valor e condições de pagamentos dos lotes à empresa.

Para o assessor da presidência do Intermat, José Melhorança, o papel do Estado nessa disputa de terra é de intermediador entre as partes para evitar outros conflitos na região.





Fonte: Redação com Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/266023/visualizar/