Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 23 de Outubro de 2006 às 15:21

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) realiza, a partir de amanhã (24/10), na Escola de Saúde Pública, no bairro Coophema, uma capacitação em saúde mental para 120 profissionais da Saúde do município de Cuiabá. O objetivo é o início do processo de descentralização do atendimento às pessoas portadoras de problemas mentais e dependência química.

A coordenadora de Ações Programáticas Estratégicas (Coapre), da Secretaria de Estado de Saúde, Áurea Assis Lambert, explicou que “o Estado avança na sua proposta de reforma da assistência psiquiátrica. A descentralização dos serviços é a meta a ser alcançada pelo Estado. Cuiabá é o primeiro município que receberá a atenção do Estado no processo da descentralização”.

Estudos mostram que 80% dos usuários atendidos no Ambulatório do Ciaps Adauto Botelho residem no município de Cuiabá. Para a realização da transferência da competência dos serviços, com tranqüilidade e sem transtorno, o Estado executa um programa de capacitação de toda a rede de saúde mental envolvida com a Atenção Básica na área da Saúde Mental do município de Cuiabá para o sucesso da transferência do programa.

O curso, dividido em cinco módulos, vai de 24 a 27 de outubro e abordará disciplinas como Movimento da luta Antimanicomial e a Reforma Psiquiátrica, Elementos para a Abordagem do Sofrimento Mental Grave, A Histeria, a Neurose e o Mal Estar na Cultura da Doença Mental, a Integração da Saúde Mental na Saúde Pública e Noções Básicas de Psicofarmacologia. A capacitação será a primeira, de uma série de quatro cursos, já programados para os profissionais que atuam na área de saúde mental em Cuiabá.

Áurea explica que, após as capacitações, os atendimentos serão transferidos para as Unidades Básicas e Programa Saúde da Família (PSF) e as Policlínicas. Após implantação dos serviços na Capital o programa abrangerá os municípios de todo o Estado

A segunda capacitação terá início no dia 25 de outubro e será a mais longa das quatro capacitações que serão ministradas na Escola de Saúde Pública, em parceria com a Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT). O curso de Especialização em Dependência Química, com duração de um ano, além dos profissionais da região metropolitana, será extensivo a 20 profissionais do interior do Estado,com previsão de encerramento da parte teórica em abril do ano de 2007.

Também está dividido em quatro módulos: Políticas de Saúde Mental e Dependência Química, Metodologia da Pesquisa Científica, Epidemiologia e Abordagem Tratamento do Dependente Químico. Os técnicos que concluírem o curso terão até o dia 30 de setembro de 2007 para fazer a entrega de uma Monografia de Conclusão do Curso.

O reforço das capacitações abrange a área de Urgência e Emergência. São quarenta e cinco vagas para médicos do SAMU/192, Bombeiros e Policiais Militares que trabalham na busca em domicílio das pessoas com distúrbios mentais ou que sejam dependentes químicos. O curso terá início no dia 27 de outubro oferecendo aos profissionais disciplinas que lhe permitirão identificar quando um paciente está em situação de urgência e emergência, em que situações ele apresenta risco imediato à sua própria saúde e bem estar, quando esse risco envolve a saúde e o bem estar de outros, etc.

O psiquiatra Políbio de Campos, do Caps 3 e do Serviço Móvel de Urgência Psiquiátrica de Belo Horizonte (MG), que ministra os cursos, ilustrou como esse conhecimento faz a diferença na hora de lidar com o paciente em sua casa: Duas pessoas chamam o serviço ao mesmo tempo. Uma delirante, irritável e agressiva, caótica. A outra silenciosa, quieta, não chama a atenção, rosto aparentemente sereno. “A quem atender primeiro?”, pergunta o professor, respondendo: “O segundo caso, que não faz barulho, que não se apresenta de forma evidente, encerra um risco muito maior do que o primeiro. Somente um especialista ou uma pessoa bem treinada poderá identificar qual caso é mais urgente. A capacitação tem essa finalidade”.

Encerrando o ciclo de capacitações dirigidas aos profissionais envolvidos com a saúde mental, em Cuiabá, o curso “Capacitação em Saúde Mental para Agentes Comunitários de Saúde” beneficiará 350 desses agentes num período de seis dias. “Serão aulas breves, durante um dia inteiro para cada turma de 60 alunos, em média”, disse Áurea Lambert, “que ensinarão técnicas básicas de atendimento ao doente mental”. As aulas serão ministradas durante os dias 6 a 9 e 13, 14 de novembro deste ano.

Dentre as matérias ministradas estão temas como “Como Identificar Pessoas com Transtorno Mental”, “Como Abordar o Portador de Transtorno Mentais e Familiares”, “O Que Fazer em Casos de Crise”, “Medicação para Tratamento Psiquiátrico Disponível na Rede” e “Onde Buscar Ajuda na Rede de Saúde”.

“Só assim”, ressaltou Áurea Lambert, “poderemos realmente construir uma rede de serviços de saúde mental de forma descentralizada e de boa qualidade. As capacitações terão continuidade durante o ano de 2007, durante o qual estão previstos vários cursos de atualização em Saúde Mental também para os demais municípios do Estado”.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/266385/visualizar/