Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 23 de Outubro de 2006 às 10:15

    Imprimir


A artista plástica Vitória Basaia comemora 20 anos de carreira com a exposição "Do Universo Inquieto de Vitória Basaia - Arqueologia Urbana". A exposição será aberta na quinta-feira, às 20h, no Museu de Arte e Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A casa de Vitória Basaia é ao mesmo tempo o ateliê dela. Nas paredes das salas, cozinha, quartos, banheiros e corredores, nos pisos e no telhado há muito dela e suas obras: pinturas, gravuras, desenhos, esculturas e instalações.

A idéia de José Serafim Bertoloto, curador da mostra, é levar a casa de Vitória Basaia para a exposição. Mas não será também a reprodução de espaços. "Vamos mostrar o universo dela onde, com sua arte, ela discute tudo em sua volta, do feminino ao religioso profano", explica Bertoloto.

De algo que identificará a residência-ateliê haverá apenas um corredor claustrofóbico, que representará a sala de entrada, cheia de coisas – de obras a objetos que poderão ser transformados – e com pouca iluminação. Os demais espaços serão algumas instalações, esculturas, gravuras e alguns quadros. Todo arranjado de forma a levar o visitante a conhecer um pouco casa e a penetrar no universo criativo e inquietante de Vitória Basaia.

Mais comemoração

A comemoração dos 20 anos de carreira de Vitória Basaia terá outras iniciativas. Uma delas é a edição de um livro com textos de alguns dos maiores nomes da literatura e das artes plásticas nacionais, entre os quais Luiz Ernesto Kawall, Maurílio Barcelos, Carybé, Serafim Bertoloto, Roberto Rugiero, José Castello, Alan Cardec Borges, Michele Sato, Alline Figueiredo, Ludmila Brandão, Juliano Moreno, Marilza Ribeiro, Marcus Lontra, Ana Miranda, Marilza Bertoli e Maria Helena Kuhner.

Outra iniciativa é a criação de três comunidades no Orkut. São elas: Do Universo Inquieto, Vitória Basaia e A Casa Basaia.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/266469/visualizar/