Pão francês vendido por peso agrada a comerciantes e consumidores
"Não houve nenhuma autuação por parte do instituto a estabelecimentos comerciais que tenham descumprido a nova regra", disse a chefe da Divisão de Mercadorias Pré-Medidas do Inmetro, Maria Manoela Motta dos Santos. Os comerciantes tiveram quatro meses para se adequar à portaria. Quem não cumprir será passível de sanções, desde uma notificação até multas pecuniárias.
Quanto ao valor do quilo do pão, Manoela destacou que o preço está em aberto, dentro de uma proporcionalidade. "Antes, havia uma variação de preço por unidade, entre R$ 0,15 e R$ 0,35. Essa variação de valor será agora transferida para o preço em quilo. Assim, o preço é livre, mas dentro dessa proporcionalidade", explicou. Ou seja, não pode haver abuso de preço.
A medida, ao que parece, está agradando à maioria dos comerciantes e consumidores. "A regra é boa, pois o cliente sai ganhando. Vai pagar um preço justo pelo pão", afirmou a gerente da Confeitaria Panetier, Giovana Martins. Ela acredita que a concorrência entre os estabelecimentos irá aumentar: "A gente quer vender mais barato e conquistar a clientela. Isso vai provocar mais concorrência".
O quilo do pãozinho na Panetier, localizada em Brasília, é R$ 5,80. Segundo Giovana, a aceitação da portaria entre os estabelecimentos "é geral". Ela disse que, em reunião do setor, apenas um comerciante, entre trinta presentes, mostrou-se resistente à nova regra.
Os consumidores também demonstram satisfação com a portaria. Cliente da Padaria DRoma, em Brasília, o comerciário Josivaldo Santos de Araújo considerou importante a medida, mas ressaltou que deveria ter sido implantada há mais tempo. "Isso não quer dizer que vou consumir mais pão. Mas o cliente vai ter condição de pesquisar preço, ver onde está mais barato", destacou.
Na mesma padaria, a doméstica Janete Vieira Martinelli disse que não sabia da "novidade", mas aprovou: "O consumidor saiu no lucro, com certeza". O quilo do pãozinho na DRoma custa R$ 6,00.
De acordo com o Inmetro, a balança a ser utilizada pelo estabelecimento comercial deverá ter, no mínimo, divisão igual ou menor que 5g (cinco gramas), indicação de massa medida (peso) e do preço a pagar. A indicação do preço a pagar pelo quilograma do pãozinho deverá ser grafada com dígitos de dimensão mínima de cinco centímetros de altura, e afixada próxima ao balcão de venda e em local de fácil visualização pelo consumidor.
Segundo ainda o Inmetro, no primeiro semestre foi feita uma consulta pública sobre a venda do pão francês por peso. Foram ouvidos os consumidores e representantes do setor de panificação. Resultado: 70,34% escolheram por peso; 29,06% por unidade, e 0,59% disseram preferir as duas formas de comercialização.
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