Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 20 de Outubro de 2006 às 07:41

    Imprimir


O serviço geral de segurança de Israel decidiu que o assassino do primeiro-ministro Yitzhak Rabin poderá receber visitas conjugais na prisão, segundo a imprensa local.

Os serviços secretos internos, o Shin Bet, determinaram que Yigal Amir, que cumpre prisão perpétua pelo assassinato do então chefe do Governo de Israel em 1995, não representa uma ameaça para a segurança pública e que pode exercer seu direito de consumar seu casamento celebrado há dois anos.

O ministro da Defesa de Israel, Amir Peretz, expressou, no entanto, seu descontentamento com a decisão do Shin Bet. "É incrível que tenham levantado as restrições ao assassino do primeiro-ministro Yitzhak Rabin", disse.

Amir se casou secretamente com Larisa Trimbobler em setembro de 2004, abrindo uma polêmica quanto à validade do casamento segundo a lei judaica.

A Corte Suprema de Israel rejeitou em 2005 um recurso apresentado por Amir contra a decisão de uma corte local de negar seu direito a receber visitas conjugais.

Pouco depois, a Associação para os Direitos Civis em Israel contatou o serviço de prisões de Israel e solicitou que Amir e Trimbobler fossem autorizados a se casar na prisão.

Segundo esse grupo, "o prisioneiro também tem direito a se casar e os direitos civis estão a favor de Yigal Amir".

O assessor jurídico do Estado de Israel ordenou no início deste ano ao Ministério do Interior que reconhecesse o casamento de Amir, apesar de não autorizar a realização de uma cerimônia perante um rabino.

Até o momento, as autoridades penitenciárias israelenses se negaram a permitir que Trimbobler visse Amir como parte do programa de visitas conjugais.

Amir assassinou Rabin em 4 de novembro de 1995 durante uma manifestação em apoio ao processo de paz que o primeiro-ministro liderava.

Trimbobler, divorciada e mãe de quatro filhos, emigrou da ex-União Soviética a Israel há mais de uma década. Durante vários anos antes de seu casamento com Amir, ela o visitava na prisão a cada duas semana.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/267186/visualizar/