Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 17 de Outubro de 2006 às 20:39

    Imprimir


Os cerca de 730 estrangeiros que estão detidos atualmente no estado de São Paulo serão transferidos para uma única prisão a partir desta semana, informaram hoje fontes oficiais.

A criação de uma prisão exclusiva para estrangeiros no estado foi anunciada pelo governador Claudio Lembo. A penitenciária escolhida foi a de Itaí, na região de Avaré, a cerca de 290 quilômetros de São Paulo.

O Estado abriga cerca de 920 presos estrangeiros - 730 homens e 190 mulheres. Inicialmente, apenas os homens serão levados para Itaí. Os estrangeiros começaram a ser transferidos hoje.

"O presídio passou por reformas para acomodar os novos transferidos", afirmou o governador, que afirmou que o centro prisional já estava em boas condições de conservação, motivo pelo qual não foram necessários grandes investimentos.

"Além de ter criado salas especiais para que os cônsules possam atender seus compatriotas, planejamos a criação de uma biblioteca com livros em vários idiomas para que os detidos possam estudar", acrescentou Lembo.

A Secretaria de Administração Penitenciária esclareceu que os presos estrangeiros considerados perigosos ou os que estão em penitenciárias de segurança máxima permanecerão nas unidades em que estão reclusos.

Entre estes casos está o do chileno Mauricio Hernández Norambuena, membro da Frente Patriótica Manuel Rodríguez, um braço armado do Partido Comunista do Chile, que cumpre em São Paulo uma condenação pelo seqüestro do publicitário Washington Olivetto, em 2002.

A penitenciária de Itaí, fundada em agosto de 2000, tem capacidade para 900 detentos, e era destinada principalmente a presos condenados por crimes sexuais.

Lembo afirmou que nos próximos dias visitará a penitenciária com autoridades de outros países.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, São Paulo possui presos de quase 70 nacionalidades.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/267842/visualizar/