Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 17 de Outubro de 2006 às 01:22
Por: Márcia Raquel

    Imprimir


As articulações para a eleição da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), que ocorre no dia 15 de dezembro, já iniciaram. Em princípio quatro prefeitos já manifestaram interesse em presidir a instituição. Além do atual presidente, José Aparecido dos Santos (PFL), de Nova Marilândia, estão se articulando os prefeitos Zeno Gonçalves, de Rosário Oeste; Augustinho de Freitas, de Pedra Preta, ambos do PPS, e Pedro Ferreira de Souza (PDT), de Jauru.

O prefeito de Pedra Preta, Augustinho de Freitas, já comunicou ao governador Blairo Maggi a sua intenção de disputar o cargo. Na avaliação de alguns prefeitos, José Aparecido dos Santos, o Cidinho, teria sofrido um desgaste devido às denúncias de suposto envolvimento com a máfia das ambulâncias, que desviava recursos para a compra dos veículos, que atingiram a sua administração e também o seu irmão, José Wagner dos Santos.

De acordo com Cidinho, no entanto, as conversas vão se intensificar depois do segundo turno das eleições. “Se meu nome tiver consenso, eu vou à reeleição, mas ainda não coloquei o meu nome” afirmou. Até hoje, o único presidente reeleito foi Érico Piana, então prefeito de Primavera do Leste, que ficou no cargo nos períodos de 199/2000 e 2001/2002.

Já o prefeito de Rosário Oeste, Zeno Gonçalves, afirmou que Cidinho já o convidou para ser vice-presidente em uma eventual segunda gestão. No entanto, Zeno manifestou que o seu interesse é pela presidência da AMM. “Eu fui convidado para ser vice-presidente na chapa de Cidinho, mas eu defendo a renovação”, ponderou ao afirmar que na eleição passada ele já abriu mão de sua candidatura em nome da eleição do atual presidente.

Segundo Zeno, quando houve o consenso em torno do nome de Cidinho, não houve o compromisso com uma possível reeleição. Além disso, Zeno avalia que a AMM pode sofrer um desgaste em função das denúncias contra Cidinho. “Não podemos deixar que a AMM seja manchada ou envolvida numa situação dessas. A instituição deve ficar fora disso. É claro que não devemos julgar ninguém sem provas, mas esta é uma questão municipalista”, ponderou.

No entanto, Zeno não descarta a possibilidade de uma composição com Cidinho, ou mesmo com Augustinho de Freitas, seja com ele como presidente ou com um dos outros dois. Tanto Zeno quanto Cidinho afirmaram que é tradição da AMM decidir a eleição por consenso. O fato de os três estarem no mesmo grupo político, na avaliação de Zeno, facilita as conversações.

O prefeito de Jauru, segundo Zeno, também já falou da intenção de disputar o cargo. “O Pedro já me disse que quer disputar o cargo”, lembrou.

A reportagem não conseguiu falar com o prefeito Augustinho de Freitas. Segundo informações da sua assessoria, ele estava em reunião.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/268070/visualizar/