Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 17 de Outubro de 2006 às 01:07

    Imprimir


Após uma maratona de votações, os 192 membros da Assembléia Geral da ONU não chegaram a um acordo sobre quem deve ocupar a vaga da América Latina no Conselho de Segurança da organização: Guatemala ou Venezuela.

Nenhum dos dois países conseguiu reunir o número de votos necessários para ser declarado o novo representante do assento rotativo reservado à América Latina no Conselho.

Na votação mais recente, Guatemala - candidata dos Estados Unidos - recebeu 110 votos e Venezuela, 77, informou a porta-voz da Assembléia Geral, Gail Binder-Taylor Sainte, à BBC Brasil. Na rodada anterior, houve um empate, com 93 votos para cada.

Para assegurar a vaga, um dos países precisa obter dois terços dos votos válidos na Assembléia Geral da ONU. Na última votação, esse número equivalia a 125 dos 192 votantes (as abstenções são descontadas).

Guatemala e Venezuela deverão continuar se enfrentando em novas rodadas de votação até que um acordo seja alcançado, informou a porta-voz da Assembléia Geral.

Segundo a porta-voz, as votações serão retomadas nesta terça-feira, às 10h de Nova York (11h em Brasília).

Ela disse que impasses parecidos já ocorreram no passado e acabaram se resolvendo. Ainda de acordo com Sainte, é normal também que os membros da Assembléia mudem de posição entre uma votação e outra, já que os dois candidatos - e os países que os apóiam - fazem lobby o tempo todo pelo apoio dos demais.

México e Cuba chegaram a participar como candidatos em três rodadas abertas graças a uma regra que permite que outros países da região América Latina-Caribe apresentem a sua candidatura em caso de impasse. O objetivo seria dar espaço a um terceiro candidato de consenso. México e Cuba, no entanto, obtiveram cada um apenas um voto.

Posição brasileira

A candidatura da Venezuela tem o apoio do Brasil e dos demais membros do Mercosul. O país também recebeu o aval tácito da Rússia e da China, dois membros permanentes do Conselho, e de países africanos.

O assessor de imprensa da missão brasileira na ONU, Pedro Cardoso, disse que é natural que o Brasil apóie a Venezuela pela sua condição de membro pleno do Mercosul, mas ressalvou que mantém "excelentes relações com a Guatemala".

Os Estados Unidos fazem campanha em favor da Guatemala.

Nas votações relativas a outras regiões, a África do Sul, a Itália, a Indonésia e a Bélgica garantiram assentos no Conselho.

Esses países e Venezuela ou Guatemala deverão assumir suas cadeiras no órgão no dia 1º de janeiro. O país eleito substituirá a Argentina.

O Conselho de Segurança tem 15 integrantes, sendo que cinco deles são permanentes e têm direito a veto – Estados Unidos, China, França, Grã-Bretanha e Rússia.

Os outros dez integrantes ocupam assentos por mandatos de dois anos. Desse grupo, cinco são eleitos a cada ano.

A maior parte das decisões no Conselho de Segurança, o mais poderoso da organização, é tomada pelos cinco membros permanentes, mas uma resolução só é aprovada se receber pelo menos nove votos e não pode ser vetada por nenhum dos membros permanentes.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/268075/visualizar/