Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 16 de Outubro de 2006 às 15:51

    Imprimir


Em sua primeira semana de observação numa órbita baixa ao redor de Marte, a última sonda americana a atingir o planeta vermelho já revelou detalhes estonteantes sobre o passado remoto e recente daquele mundo.

Os cientistas esperam que o satélite, chamado Mars Reconnaissance Orbiter, responda questões ainda em aberto sobre a história e a distribuição da água em Marte, combinando dados da câmera de alta resolução do orbitador, um radar e de instrumentos capazes de detectar a composição da superfície e do subsolo.

Entre os dias 29 de setembro e 6 de outubro, os instrumentos científicos da nave foram apontados para dezenas de locais que refletem diferentes episódios da história marciana. A diversidade fornece um bom teste para as capacidades dos equipamentos. A missão científica da sonda em tese ainda não começou -- está marcada para o início de novembro. Por ora, as imagens são obtidas principalmente para calibrar os instrumentos.

"Nesta fase de abertura testamos os instrumentos, e eles estão funcionando perfeitamente", disse, em nota, Steve Saunders, cientista do programa do MRO no Quartel-General da Nasa, em Washington.

"As equipes estão pegando dados científicos incríveis. Eles estão prontos para cumprir os objetivos científicos da missão e apoiar outras missões marcianas. Uma imagem já está ajudando a equipe dos Mars Exploration Rovers a escolher uma rota para explorar a cratera Victoria. Outras ajudarão a escolher um sítio seguro para o pouso da sonda Phoenix."





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/268159/visualizar/